sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

LE5.02 - SYNAPTIC – GERENCIADOR DE PACOTES

Log como Administrador (admin)
 
- Acesse o Synaptic:
Botão LE – Aplicativos – Ferramentas do Sistema – Gerenciador de Pacotes Synaptic
 
Para iniciar qualquer procedimento no Synaptic logo após a instalação do LE5.02, clique em
“recarregar” para fazer a atualização da lista de repositórios e obter novidades.
Depois de Recarregar, definiremos como meta os pacotes MULTITERMINAL, FIREFOX, FLASH E LIBREOFFICE. Caso o seu laboratório não utiliza o multiterminal, desconsidere o pacote MULTITERMINAL!
 
1. Em Pesquisar digite firefox. Dentre as opções que surgirão, clique com o botão direito em cima do pacote firefox e clique em Marcar para atualização. Faça o mesmo com o pacote firefox-locale-pt. Desta forma atualizaremos o Firefox, em português, na sua última versão.
 
2. Depois, em Pesquisar digite flash. Clique com o botão direito em cima do pacote flashplugin-installer e clique em Marcar para atualização. Desta forma atualizaremos o Flash Player na suaúltima versão.
 
3. Depois em Pesquisar digite libreoffice. Dentre as opções que surgirão, clique com o botão direito em cima do pacote libreoffice-core e clique em Marcar para remoção completa. Dessa forma será removido todo o pacote libreoffice, uma vez que não conseguimos atualizá-lo para a última versão, somente via terminal.
 
4. Depois em Pesquisar digite le-multiterminal. Dentre as opções que surgirão, clique com o botão direito em cima do pacote le-multiterminal e le-multiterminal-lic e clique em Marcar para instalação. Dessa forma será instalado o userful (software proprietário responsável pelo gerenciamento de monitores) e licenças.

Depois de marcar os pacotes, clique em aplicar, para que sejam efetivados os procedimentos de atualizar, instalar e remover os pacotes em questão. Dentre os pacotes marcados, o le-multierminal-lic é o maior, com quase 80Mb, ou seja, demanda um pouco de tempo e internet boa.

Quando acabar todo o processo, não feche o synaptic sem antes recarregar.
 
Reinicie o computador para efetivar as alterações.

att. Paulo Oliva

Nenhum comentário: