terça-feira, 28 de maio de 2013

Pesquisa de Mapeamento



PREZADOS FORMADORES,  TUTORES E CURSISTAS DO PROINFO RORAIMA




A Secretaria de Educação Básica- SEB/MEC , com o objetivo de fortalecer ainda mais a utilização pedagógica de tecnologias de informação  e comunicação nas escolas públicas, deu início, em parceria com a UNESCO, a uma ampla pesquisa de mapeamento destas ações nos estados por  elas atendidas. Tendo em vista a importância desta pesquisa de mapeamento, solicitamos o apoio de todos vocês  para a realização desta pesquisa, orientando os cursistas, ou seja informando a necessidade de responder os questionários.
@braços  digit@is,  

                                              
SORAYA MAGALHÃES GOMES
Coordenadora Estadual do ProInfo
Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo
Port. 0347/09 de 25/11/09

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Informativo - Manuais Lousa Digital


Prezados(as),

Em virtude da chegada das Lousas Digitais (Pregão Eletrônico 72/2011, Contrato 116/2012) nas escolas, encaminhamos em anexo os manuais para solucionar possíveis dúvidas sobre a instalação. Pedimos que as instruções, contidas nos manuais, sejam seguidas passo a passo para a instalação correta do equipamento.

MANUAIS PARA DOWNLOAD:


Para solicitar a assistência técnica é necessário que a escola entre em contato com a CCE DIGIBRÁS, por meio do 0800 722 2331, será necessário ter em mãos o número da nota fiscal e o código INEP da escola.

Atenciosamente,

Equipe Proinfo

Aferição da Banda Larga


Informamos que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) firmaram uma parceria com o intuito de realizar a aferição da banda larga móvel no país. Diante disso, as instituições públicas de ensino foram incluídas no projeto como pontos focais.

Abaixo, encaminhamos alguns documentos importantes sobre o projeto, assim como o Ofício Circular Nº 01/2013/DIRTE/FNDE/MEC onde solicitamos a parceria no sentido de comunicar as escolas (que se encontram no anexo deste e-mail) acerca do projeto.


Contamos com o apoio desta Secretaria e nos colocamos à disposição para o caso de dúvidas.

Atenciosamente,

Ádila Almeida
Coordenação-Geral de Tecnologia, Inovação e Processos - CGTEC
Diretoria de Tecnologia - DIRTE
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE
Telefone: (61) 2022-5135

sexta-feira, 3 de maio de 2013

10 laboratórios de informática de escolas públicas são revitalizados em 4 municípios

Foto:  Ascom/Seed
No total, 140 escolas do Estado possuem laboratórios de informática
A Secretaria de Educação e Desportos (Seed) revitalizou dez laboratórios de informática em escolas localizadas no interior do Estado. A ação é realizada por meio das equipes da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e Departamento de Gestão do Interior (DGI).

O objetivo da ação é proporcionar o acesso às tecnologias de forma a contribuir para o processo de ensino aprendizagem, já que o próprio Ministério da Educação (MEC) incentiva o trabalho educacional com a utilização de novas ferramentas tecnológicas.

As escolas atendidas pelos técnicos da Seed foram: José de Sales Guerra e Edmur Oliva (Caracaraí), Dom Pedro II e José Pereira de Araújo (Iracema), Maria Maricelma, Antônio Nascimento e Francisco Pereira de Lima (Mucajaí) e as indígenas Padre José de Anchieta, Tuxaua Horácio e Manoel Barbosa (Pacaraima).

Nestas instituições de ensino houve manutenção geral nos laboratórios de informática com a troca de vários componentes como cabos, teclados, mouses, estabilizadores, entre outros serviços para o pleno funcionamento das salas. O gerente da GTI, Roberto Galvão falou sobre o trabalho realizado.

“Desde novembro do ano passado, estamos realizando manutenção mais intensa nos laboratórios das escolas do interior. Na Capital estamos restaurando sistema operacional Linux das escolas, de forma a proporcionar a inclusão digital e a utilização pedagógica”, enfatizou Roberto.

O gerente da GTI informou ainda que está em processo final de licitação, a compra de diversos equipamentos de informática como teclados, estabilizadores fontes de alimentação, mouses, computadores, entre outros, para atender escolas, sede e departamentos descentralizados da Seed.

Em todo o Estado, são 140 instituições de ensino com laboratórios de informática, sendo 60 unidades na Capital Boa Vista e no interior, 32 instituições indígenas e 48 não indígenas.

INCLUSÃO DIGITAL
Em busca de promover a inclusão digital, a SEED também conta com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de Educação Básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, Estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

Em Roraima, cinco escolas receberam pouco mais de 2.000 computadores por meio do projeto Um Computador por Aluno (UCA), executado em parceria pelos Governos Federal e Estadual. As escolas contempladas foram: 31 de Março (Boa Vista), Antônio Nascimento Filho (Mucajaí), Tenente João de Azevedo Cruz (Nova Colina), Sadoc Pereira (Alto Alegre), Tuxaua Antônio Horácio (Boca da Mata – Pacaraima).

Mais de cem instituições de ensino no Estado foram contempladas com o Projetor Proinfo, um equipamento com computador e data show integrado que será mais um recurso que o professor poderá utilizar em sala de aula para repassar conteúdos de forma dinâmica e diferenciada.

O Proinfo também oferece cursos de formação continuada para os professores da rede estadual de ensino. Entre os cursos ofertados estão; Introdução à Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias, Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem.

Além destes cursos, o proinfo irá ofertar por meio de uma parceria entre o Ministério da educação e A Universidade de Santa Catarina, uma Especialização em Tecnologia Educacional, que deverá iniciar no próximo mês de julho.

O Proinfo possui ainda uma parceria com a Faculdade Estácio Atual para que os alunos do curso de Licenciatura em Computação façam estágios nos laboratórios de informática das escolas estaduais. Os alunos do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual Gonçalves Dias - curso Técnico de Informática também fazem estágio no Proinfo, por meio de uma parceria.

Fonte: folhabv.com.br

Professores defendem trabalho de conclusão de especialização pela PUC/Rio


Na manhã dessa terça-feira (30), oito professores da rede pública de ensino apresentaram trabalho de conclusão de curso de Especialização em Tecnologia em Educação pela PUC/Rio, no centro multimídia da Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR)

O curso ocorreu graças a uma parceria entre o Ministério da Educação e Governo do Estado por meio do Proinfo Integrado. A Coordenadora Central de Educação a Distância da PUC/Rio, Gianna Oliveira Bogossian, veio à Roraima participar da banca examinadora e falou sobre a contribuição da especialização para o conhecimento destes professores. “Esta é a terceira turma que conclui o curso. As apresentações foram excelentes, muitos relatos e experiência. O curso de especialização é oferecido pelo Brasil inteiro. Todas as apresentações ocorreram no mês de abril e aqui em Roraima e oito professores concluíram. É um curso que vai auxiliar no uso pedagógico da tecnologia. Ter uma especialização já um diferencial, são professores que atuam na rede e vai dar uma contribuição importante em formar novos professores”.

O curso iniciou em 2011 e é ofertado pela PUC/Rio na modalidade a distância e também com aulas presenciais.

Escrito por Ádria Santos - ASCOM/UNIVIRR
Fonte: univirr.edu.br