sexta-feira, 3 de maio de 2013

10 laboratórios de informática de escolas públicas são revitalizados em 4 municípios

Foto:  Ascom/Seed
No total, 140 escolas do Estado possuem laboratórios de informática
A Secretaria de Educação e Desportos (Seed) revitalizou dez laboratórios de informática em escolas localizadas no interior do Estado. A ação é realizada por meio das equipes da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e Departamento de Gestão do Interior (DGI).

O objetivo da ação é proporcionar o acesso às tecnologias de forma a contribuir para o processo de ensino aprendizagem, já que o próprio Ministério da Educação (MEC) incentiva o trabalho educacional com a utilização de novas ferramentas tecnológicas.

As escolas atendidas pelos técnicos da Seed foram: José de Sales Guerra e Edmur Oliva (Caracaraí), Dom Pedro II e José Pereira de Araújo (Iracema), Maria Maricelma, Antônio Nascimento e Francisco Pereira de Lima (Mucajaí) e as indígenas Padre José de Anchieta, Tuxaua Horácio e Manoel Barbosa (Pacaraima).

Nestas instituições de ensino houve manutenção geral nos laboratórios de informática com a troca de vários componentes como cabos, teclados, mouses, estabilizadores, entre outros serviços para o pleno funcionamento das salas. O gerente da GTI, Roberto Galvão falou sobre o trabalho realizado.

“Desde novembro do ano passado, estamos realizando manutenção mais intensa nos laboratórios das escolas do interior. Na Capital estamos restaurando sistema operacional Linux das escolas, de forma a proporcionar a inclusão digital e a utilização pedagógica”, enfatizou Roberto.

O gerente da GTI informou ainda que está em processo final de licitação, a compra de diversos equipamentos de informática como teclados, estabilizadores fontes de alimentação, mouses, computadores, entre outros, para atender escolas, sede e departamentos descentralizados da Seed.

Em todo o Estado, são 140 instituições de ensino com laboratórios de informática, sendo 60 unidades na Capital Boa Vista e no interior, 32 instituições indígenas e 48 não indígenas.

INCLUSÃO DIGITAL
Em busca de promover a inclusão digital, a SEED também conta com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de Educação Básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, Estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

Em Roraima, cinco escolas receberam pouco mais de 2.000 computadores por meio do projeto Um Computador por Aluno (UCA), executado em parceria pelos Governos Federal e Estadual. As escolas contempladas foram: 31 de Março (Boa Vista), Antônio Nascimento Filho (Mucajaí), Tenente João de Azevedo Cruz (Nova Colina), Sadoc Pereira (Alto Alegre), Tuxaua Antônio Horácio (Boca da Mata – Pacaraima).

Mais de cem instituições de ensino no Estado foram contempladas com o Projetor Proinfo, um equipamento com computador e data show integrado que será mais um recurso que o professor poderá utilizar em sala de aula para repassar conteúdos de forma dinâmica e diferenciada.

O Proinfo também oferece cursos de formação continuada para os professores da rede estadual de ensino. Entre os cursos ofertados estão; Introdução à Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias, Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem.

Além destes cursos, o proinfo irá ofertar por meio de uma parceria entre o Ministério da educação e A Universidade de Santa Catarina, uma Especialização em Tecnologia Educacional, que deverá iniciar no próximo mês de julho.

O Proinfo possui ainda uma parceria com a Faculdade Estácio Atual para que os alunos do curso de Licenciatura em Computação façam estágios nos laboratórios de informática das escolas estaduais. Os alunos do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual Gonçalves Dias - curso Técnico de Informática também fazem estágio no Proinfo, por meio de uma parceria.

Fonte: folhabv.com.br

Nenhum comentário: