quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Novidades 2012 do Linux Educacional 4


Foi lançada essa semana a versão atualizada do LE 4.0. Dentre as mudanças realizadas, destacam-se o novo plugin que permite a visualização de vídeos do portal TV-Escola diretamente do navegador, o novo pacote para instalação de conteúdos educacionais, e ainda a substituição do openoffice pelo libreoffice. Todas as atualizações podem ser verificadas no link:

Para quem já tem o LE 4.0 instalado as atualizações ocorrerão automaticamente, não sendo necessária reinstalação. Para novas instalações a versão está disponível para download em:

Além do lançamento da nova versão, foram feitas também algumas alterações no site, visando uma maior facilidade de navegação.

Todas essas alterações só foram possíveis graças ao piloto realizado na primeira quinzena de dezembro do último ano nos NTE's de Joinville, Rio 3, Chapecó, Volta Redonda, São Bento do Sul e Morrinhos. 

Agradecemos aos técnicos que participaram e contribuíram para a melhoria do LE4.

Muito obrigada!

Carla Rizzotto

Integrante da Equipe do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL - UFPR)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Novo Site do Linux Educacional 4.0

Linux Educacional 4.0
Atendendo à solicitação, por email, da Carla (UFPR), disponibilizamos o novo Site do Linux Educacional 4.0:

"O LE é uma distribuição GNU/Linux, disponibilizada desde 2006 para as escolas públicas brasileiras através do PROINFO.
O propósito do LE é facilitar a utilização de um sistema GNU/Linux em ambientes de informática voltados para a educação. Neste contexto, o sistema operacional do GNU/Linux proporciona maior liberdade de personalização do ambiente do usuário.
A versão 4 do LE, baseada no Kubuntu 10.04, vem sendo desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conta com o apoio de vários técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional (Estadual e Municipal).."

Paulo Oliva
Técnico de Suporte do NTE/PROINFO/RR