quinta-feira, 26 de maio de 2011

O que é o PROINFO?

Olá, vamos colocar aqui no Blog, um link, de tudo que é relacionado sobre o PROINFO, o que é o programa, apresentação do programa, como participar, critérios de seleção das escolas, composição dos laboratórios de informática, perguntas frequentes, enfim, clique nesse link e saiba tudo sobre o PROINFO.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=236&Itemid=471




Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Lançada a versão final do Linux Educacional 4.0. Download!!.

Lançada a versão final do Linux Educacional 4.0, realizada através de um convênio estabelecido entre o MEC e o C3SL, o projeto visa implementar a versão 4.0 do Linux Educacional.
A versão final foi disponibilizada par download dia 18/05:

Pessoal: (Instalação de uso pessoal);
Desktop:(Escola - equipamentos individuais - Homologado para os pregões 38/2006 e 45/2007);
Multiterminal: (Escola - equipamentos multiterminal - Homologado para os pregões 68/2009, 83/2008 e 71/2010).

link para downloads das versões:
http://www.c3sl.ufpr.br/le/

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mozilla Firefox 5, lançamento, 21 de Junho - projeto Aurora.

A corrida dos navegadores esquenta novamente. Depois do lançamento das novas versões do Internet Explorer, Firefox e Chrome; chegou a vez dos desenvolvedores do Mozilla surpreenderem os especialistas com o Mozilla Firefox 5. Calma, não se trata de uma versão final, mas sim do projeto Aurora, um canal de desenvolvimento em tempo real para que usuários não tenham de esperar meses até a próxima versão.

Funciona assim. Sempre que uma versão do Firefox é lançada, bugs, erros e melhorias são encontradas e propostas pelos usuários. Novas modificações também são propostas pelos desenvolvedores, mas não implementadas de imediato. Ao invés disto, as modificações são atribuídas às próximas versões ou a eventuais atualizações que são feitas de forma automática pelo programa.

Mas com o Mozilla Firefox 5 (Aurora) o usuário dispõe das novas funcionalidades à medida em que são aplicadas pelos desenvolvedores. Isto permite a você testar as modificações juntamente com a equipe responsável, enviando dicas, críticas ou mesmo sugestões. Por enquanto, o navegador não se diferencia em nada do Firefox 4 (versão final mais recente). Isto fica evidente após a instalação.

Mozilla Firefox 6 e 7 ainda será para 2011.

fonte:ziggi

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como instalar o AMSN no Linux Educacional 3.0 e no Linux Educacional 4.0.

Para instalar o AMSN no Linux Educacional 3.0 e no Linux Educacional 4.0, deve-se abrir o Terminal (Shell), e como Super-Usuário (ROOT), digite: apt-get install amsn, tudo em letras minúsculas e aguarde o término da instalação, detalhe a instalação é via internet.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ubuntu 11.04 - Download.

Lançada oficialmente a nova versão do Ubuntu 11.04, com várias novidades, como o LibreOffice.org 3.3.2, Mozilla FireFox 4, Gnome 3 e outras.

Link para download: http://www.ubuntu.com/download/ubuntu/download

Clique em START DOWNLOAD, para baixar a ISO.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

Instalando e Traduzindo o LibreOffice.org 3.3.2 no Linux Educacional 4.0

Bem, vamos instalar a nova versão do LibreOffice.org 3.3.2 no novo Linux Educacional 4.0, então ao trabalho, vamos baixar os pacotes (.deb).

Obs: Primeiramente clique setinha, e escolha a opção (Linux x86 (deb)), para ter acesso as opções de download que está descrito abaixo.

Aí vai o link para download do LibreOffice.org 3.3.2:
http://www.libreoffice.org/download/

Escolha essas opções para download:

LibO_3.3.2_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz
LibO_3.3.2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz


Agora vamos para a instalação do LibreOffice.org 3.3.2.

- Desempacote o pacote baixado, como exemplo vamos colocar o pacote na Pasta Documentos, clique com o botão direito em cima do pacote (extrair arquivo aqui);

- Acesse o TERMINAL (INICIAR (LE)>>TERMINAL), ou na Barra de Tarefas onde consta um ícone de TERMINAL, e faça o Login como ROOT; (para ter todos os privilégios de administração no LINUX), utilizando o comando "sudo su" e digite a senha do ROOT;

Obs: Todos os comandos no TERMINAL, somente é utilizado letras MINÚSCULAS.

- use o comando "ls" para identificar o diretório "Documentos" e faça o acesso a ele usando o comando "cd Documentos";

- use o comando "ls" mais uma vez para verificar todo o conteúdo que está presente no diretório "Documentos" e identifique o pacote que foi desempacotado chamado "LibO_3.3.2_Linux_x86_install-deb_en-US", ao identificar esse pacote acesse ele "cd LibO_3.3.2_Linux_x86_install-deb_en-US";

- use o comando "ls" novamente e identifique o diretório chamado "DEBS"; e acesse utilizando o comando "cd DEBS";

6º - agora vamos para a instalação definitivamente, uma vez dentro desse diretório (DEBS), digite o comando para instalar todo o pacote do LibreOffice.org 3.3.2, "dpkg -i *.deb";

- Agora vamos instalar o pacote de tradução do LibreOffice.org 3.3.2, faça o mesmo processo que foi feito anteriormente, só que agora com o pacote LibO_3.3.2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR, extraia o pacote completamente dentro de Documentos da mesma forma anterior, e acesse o DEBS como o comando CD (em letras minúsculas) e digite o comando para instalação do pacote de tradução, dpkg -i *.deb, automaticamente a tradução será instalada.

Pronto!!!, Falta somente os menus, editar os ícones e comandos para iniciar o Writer, Calc, Impress e outros, vamos lá!!!!!

- Clique com o botão direito do mouse no botão "INICIAR" do Linux Educacional 4.0, e clique na opção chamada "Editor de Menu", ou, em INICIAR (LE)>SISTEMA> CONFIGURAR O PAINEL;

- Vai abrir uma janela onde encontra-se todos os editores dos menus, e vamos editar os menus do LibreOffice, clique no sinalzinho (+) em "Ferramentas de Produtividade";

10º - Vamos começar pelo menu do Writer, clique na opção LibreOffice.org Writer em Ferramentas de Produtividade;

11º - Do seu lado direito da janela alguns campos ficaram abertos para vc editar, ok vamos começar!!

12º - No campo NOME coloque: LibreOffice.org Writer

13º - Embaixo em COMANDO vc vai editar da seguinte maneira:
no final desse campo tem um botão com desenho de uma pastinha azul, clique nesse botão, e navegue nos diretórios>> /OPT/LIBREOFFICE.ORG3/PROGRAM/SWRITER assim deverá aplicar também para o CALC (SCALC), IMPRESS (SIMPRESS) e demais aplicativos do LibreOffice.org 3.3.2;

14º - Falta somente agora editar os ícones dos aplicativos, para alterá-lo basta clicar em um botão bem grande acima da pastinha azul que foi editado os comandos, ao clicar nesse botão, vai aparecer uma janelinha para colocar os ícones, role a barra de rolagem para baixo que lá tem os ícones dos aplicativos do LibreOffice.org 3.3.2.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/RORAIMA.