terça-feira, 19 de abril de 2011

Como instalar (Atualizar) o Mozilla FireFox4 no Linux Educacional 4.0.

Olá Pessoal, vamos postar aqui no Blog, como atualizar o Mozilla Firefox no Linux Educacional 4.0. A atualização é bem diferente em relação ao Linux Educacional 3.0, então vamos atualizar para a versão do Mozilla Firefox 4.
Aqui o Link para o Download do Mozilla Firefox http://www.superdownloads.com.br/download/191/mozilla-firefox-4-linux/
- Após o download do arquivo, na Barra de Tarefas clique no Ícone da Pasta Azul (Minha Pasta), lembrando que não é mais o Konqueror o Gerenciador de Arquivos, agora é o (Dolphin) o novo Gerenciador, e depois clique na pasta chamada Download, nesta pasta consta o arquivo do Mozilla Firefox 4 compactado, vamos extrair o arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolha a opção EXTRAIR ARQUIVO AQUI;

- Surgirá uma pasta chamada FIREFOX, copie essa pasta e vamos colocá-la em USR/LIB, para adicionar a pasta FIREFOX vamos em MENU>SISTEMA>GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER USUÁRIO), não esqueça copie para USR/LIB, logo ele vai exibir duas menssagens, e clique no botão chamado GRAVAR TUDO DENTRO e depois confirme no botão SOBRESCREVER TUDO;

- Agora vamos editar o Mozilla Firefox, no MENU (LE), dê um clique com o botão direito do mouse, e vá na opção EDITOR DE MENU (EDITOR DE MENUS DO KDE), depois clique na setinha (>) que indica INTERNET, e clique na opção MOZILLA FIREFOX;

- Ao clicar na opção Mozilla Firefox, uma coluna da direita ficará habilitada, no item chamado COMANDO, clique na pasta azul e aponte o novo executável do novo Mozilla, o caminho é: /USR/LIB/FIREFOX/FIREFOX - (USR(PASTA)-LIB(PASTA)-FIREFOX(PASTA)-FIREROX(EXECUTÁVEL- ícone com detalhe preto).

- Exclua o ícone do Mozilla Firefox que está na Barra de Tarefas, clique com o botão direito em cima dele e escolha a opção REMOVER LANÇADOR, detalhe, se não remover ele irá exibir o seguinte erro:(O KDE NÃO PODE INIÇIAR 'FIREFOX', COULD NOT 'FIREFOX' EXECUTABLE), em seguida adicione ele novamente, clique com o botão direito do mouse na mesma posição onde se encontrava o antigo ícone, e clique na opção ADICIONAR LANÇADOR, clique na setinha (>) que indica INTERNET, e clique na opção MOZILLA FIREFOX.

Pronto, Firefox atualizado no seu Linux Educacional 4.0.!!!!!!!!!!!!!!

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ubuntu 11.04 - Natty Narwhal.

Novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, com várias novidades, tudo de bom, em breve, lançamento previsto para o dia 28/04/2011.








Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.
















domingo, 10 de abril de 2011

Piada Internética

Fato inédito no meio científico

Durante escavações no estado do Rio de Janeiro, arqueólogos fluminenses descobriram, a 100 m de profundidade, vestígios de fios de cobre que datavam do ano 1000 a.C.
Os cientistas cariocas concluíram que seus antepassados já dispunham de uma rede telefônica naquela época.

Os paulistas, para não ficarem para trás, escavaram também seu subsolo, encontrando restos de fibras óticas a 200 m de profundidade.
Após minuciosas análises, concluíram que elas tinham 2000 anos de idade.
Os cientistas paulistas concluíram, triunfantes, que seus antepassados já dispunham de uma rede digital à base de fibra ótica quando Jesus nasceu!
Uma semana depois, em Belo Horizonte, foi publicado por cientistas mineiros o seguinte estudo:
"Após escavações arqueológicas no subsolo de Contági, Betim, Barbacen, Passa-Quato, Jizjifóra, Sans Dumont, PosAlegre, Santantoin do Monti, Varginha, Nanuque, Águas Formosa, Moncarmelo, Carnerim, Lagoa Dorada, Sanjão Del Rei, Beraba, Berlândia, Belzonte, Bosta do Biá, Divinópis, Pará de Mins, Furmiga, Vernador Valadars, TiófilOtoni, Piui, Carmo do Cajuru,
Lagoa Santa, Morro do Ferro, Biraci, Sélagoa, Carvalhópolis, SSParaíso e diversas outras cidades mineiras, até uma profundidade de 500 metros, não foi encontrado absolutamente nada.
Concluiu-se então que os antigos mineiros já dispunham há 5000 anos de uma rede de comunicações sem-fio: "wireless".
Nota dos arqueólogos: Por isso se pronuncia "UAI"reless.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Linux Educacional 4.0 - Notícias


Algumas notícias que julgo serem interessantes, sobre o Linux Educacional 4.0, que foram postadas em um dos Fóruns do E-ProinfoTEC, que por não estar disponível a todos os interessados, repasso. (Paulo Oliva - Técnico de Suporte do NTE/Roraima)

Contribuição enviada por Marcos Alexandre Castilho em 06/04/2011 no tópico Linux Educacional em geral:

Linux Educacional 4.0
Olá, sobre as mensagens recentes do LE4.0. As versões homologadas são as dos pregões 71/2010 e 83/2008. Nestes o LE4.0 pode ser instalado sem problemas.

Os pregões 68/2009, 69/2008, 51/2007, 45/1007 e 38/2006 estão ainda em fase de homologação, recebemos ontem um exemplar de cada máquina.

O problema da tela preta com travamento completo foi identificado no pregão 69/2008-rural, máquinas da itautec. Até ordem contrária, o LE4.0 ainda não deve ser instalado nestes equipamentos.

Existe uma outra situação de tela preta no qual é possível corrigir imediatamente, assim: clicar no ícone "LE" no canto inferior esquerdo, depois em "sistema" e por último em "restaurar papel de parede".

Coloco a equipe desenvolvedora a disposição de todos vocês para postarem erros e problemas. Podem postar diretamente no email le@c3sl.ufpr.br ou então registrar no bugzilla.c3sl.ufpr.br. Este último é a melhor forma, se não for possível, mande no email mesmo.

Por questões de urgência tratamos primeiramente do pregão que está em andamento, o 71/2010, assim as máquinas já chegarão nas escolas em perfeito estado de funcionamento.

____________________________________________________________________________________

Contribuição enviada por Marcos Alexandre Castilho em 06/04/2011 no tópico Linux Educacional em geral:



wireless para alunos

Foi desabilitado o ícone de rede para os alunos, mas isto não impede o funcionamento. Os professores podem trocar de rede normalmente.


Foi nos solicitado este comportamento para evitar que alunos de multiterminais mudem a rede e prejudiquem os outros alunos que compartilham o micro.

Este comportamento pode ser alterado, mas só o faremos se bem justificado e aceito pelo MEC.


OBS.: AQUI NO NTE DE RORAIMA, DEVIDO A MUITOS PROBLEMAS, RESOLVEMOS NÃO UTILIZAR, POR ENQUANTO, O LINUX EDUCACIONAL 4.

Abraço a todos!

att.

Paulo Oliva
Que Deus nos abençoe!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Instalando o LibreOffice.org 3.3.2 no Linux Educacional 3.0.

Bem, vamos instalar o novo LibreOffice.org 3.3.2 no Linux Educacional 3.0, então vamos lá baixar o pacote (.deb).

Abaixo, seguem os links para download:

LibO_3.3.2_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz 146 MB
LibO_3.3.2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz 3.1 MB (pt-BR - Português (Brasil))
LibO_3.3.2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR.tar.gz 9.9 MB (pt-BR - Português (Brasil))

Obs: O primeiro link é o do pacote principal; o Segundo link é do pacote de tradução, e o Terceiro link é um pacote de Help.

Agora vamos para a instalação do LibreOffice.org 3.3.2

- Desempacote o pacote baixado, como exemplo vamos colocar o pacote na área de trabalho (Desktop), clique com o botão direito em cima do pacote (extrair>extrair aqui);

- Acesse o TERMINAL (INICIAR >SISTEMA>TERMINAL), e faça o Login como ROOT; (para ter todos os privilégios de administração no LINUX), utilizando o comando "sudo su" e digite a senha do ROOT;

Obs: Todos os comandos no TERMINAL, somente é utilizado letras MINÚSCULAS.

- use o comando "ls" para identificar o diretório "Desktop" e faça o acesso a ele usando o comando "cd Desktop";

- use o comando "ls" mais uma vez para verificar todo o conteúdo que está presente no diretório "Desktop" e identifique o pacote que foi desempacotado chamado "LibO_3.3.2_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz", ao identificar esse pacote acesse ele "cd LibO_3.3.2_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz";

- use o comando "ls" novamente e identifique o diretório chamado "DEBS"; e acesse utilizando o comando "cd DEBS";

agora vamos para a instalação definitivamente, uma vez dentro desse diretório (DEBS), digite o comando para instalar todo o pacote do LibreOffice.org 3.3.2, "dpkg -i *.deb";

Pronto!!!, Falta somente os menus, editar os ícones para iniciar o Writer, Calc, Impress e outros, vamos lá!!!!!

- Clique com o botão direito do mouse no botão "INICIAR" do Linux Educacional 3.0, e clique na opção chamada "Edit Applications Menu",

- Vai abrir uma janela onde encontra-se todos os editores dos menus, e vamos editar os menus do LibreOffice, clique no sinalzinho (+) em "Ferramentas de Produtividade";

10º - Vamos começar pelo menu do Whiter, clique na opção LibreOffice.org Writer em Ferramentas de Produtividade;

11º - Do seu lado direito da janela alguns campos ficaram abertos para vc editar, ok vamos começar!!

12º - No campo NOME coloque: LibreOffice.org Writer

13º - Embaixo em COMANDO vc vai editar da seguinte maneira:
no final desse campo tem um botão com desenho de uma pastinha azul, clique nesse botão, e navegue nos diretórios>> /OPT/LIBREOFFICE.ORG3/PROGRAM/SWRITER assim deverá aplicar também para o CALC (SCALC), IMPRESS (SIMPRESS) e demais aplicativos do LibreOffice.org 3.3.2;

14º - Falta somente agora editar os ícones dos aplicativos, para alterá-lo basta clicar em um botão bem grande acima da pastinha azul que foi editado os comandos, ao clicar nesse botão, vai aparecer uma janelinha para colocar os ícones, role a barra de rolagem para baixo que lá tem os ícones dos aplicativos do LibreOffice.org 3.3.2.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

Lançado o Novo LibreOffice.org 3.3.2 Final.


Disponível para download a nova versão do LibreOffice.org 3.3.2.


Abaixo, seguem os links para download:


LibO_3.3.2_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz 146 MB
LibO_3.3.2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz 3.1 MB (pt-BR - Português (Brasil))
LibO_3.3.2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR.tar.gz 9.9 MB (pt-BR - Português (Brasil))

Obs: O primeiro link é o do pacote principal; o Segundo link é do pacote de tradução, e o Terceiro link é um pacote de Help.


Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.