quarta-feira, 22 de junho de 2011

Compartilhando Arquivos e Pastas (diretórios) no Linux Educacional 4.0.

Olá pessoal, mais uma novidade para o Linux Educacional 4.0, dessa vez vamos compartilhar Diretórios-Pastas e Arquivos, em um Laboratório de Informática de uma escola ou em algum NTE.
Vamos abrir o nosso terminal, e como root digite apt-get update, pra dá aquela atualizadinha na lista, vamos lá agora passo-a-passo.

1º - Abra o MENU do LE e clique em (EXECUTAR COMANDO) vai abrir uma janelinha e digite SYNAPTIC (Gerenciador de Pacotes), ao abrir, localize, na Barra de Tarefas, um Botão que tem um desenho de uma LUPA, e faça o seguinte?

2º - Digite em um campo em branco NFS, e clique no botão PESQUISAR;

Obs: Deve-se instalar apenas dois itens do NFS, o NFS.common e o NFS.Kernel-server, que vão trabalhar junto com o SAMBA, esses dois itens vai aparecer na lista abaixo após a busca, que são na verdade dois pacotes para serem adicionados no Linux Educacional 4.0;

3º - Após encontrar o pacote na relação, clique 2 vezes sobre ele e aperte o botão SOLICITAR INSTALAÇÃO, ao lado ele descreve a função do pacote;

4º - Clique no botão lá em cima da janela APLICAR e aguarde a instalação;

5º - Vamos compartilhar agora, abra o Dolphin e procure a pasta Documentos, que fica na Pasta do Usuário;

6º - Clique com o botão direito do mouse, e vá ao item PROPRIEDADES;

7º - Vai abrir uma janelinha PROPRIEDADES PARA DOCUMENTOS - Dolphin, vai na guia chamada PERMISSÕES, em PERMISSÕES DE ACESSO, habilite todas as permissões de (PODE VER & MODIFICAR O CONTEÚDO), que fica na setinha apontado pra baixo para DONO, GRUPOS e OUTROS;

8º - Vai na guia chamada COMPARTILHAR, e clique no botão chamado CONFIGURAR O COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVO; despois a senha do ROOT;

9º - Abrirá uma janela CONFIGURAR - MÓDULO DE CONTROLE DO KDE, verifique se está marcado COMPARTILHAMENTO SIMPLES, se estiver marcado ok, agora mais abaixo em PASTAS COMPARTILHADAS, clique no botão ADICIONAR;

10º - Uma pequena janelinha vai apareçer, COMPARTILHAR PASTA - MÓDULO DE CONTROLE DO KDE, e marque as opções COMPARTILHAR COM NSF (LINUX/UNIX), e mais abaixo marque COMPARTILHAR COM SAMBA (MICROSOFT (R) WINDOWS (R)) não esqueça de marcar a opção PÚBLICO para ambos os compartilhamentos.

Verifique agora que aparece duas opções marcadas em verde SAMBA e NFS, isso que dizer que está tudo certo, e que pode ter acesso a todo conteúdo do Diretório-Pastas e Arquivos.

Obs: O ícone do Diretório-Pasta compartilhado, fica alterado com um pequeno desenho.

Para Acessar todos os PCs que estão na Rede, no MENU do LE>SISTEMA>GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER USUÁRIO);

Na coluna da esquerda clique no item REDE, e depois em COMPARTILHAMENTOS DO SAMBA e depois WORKGROUP, e surgirá os PCs na rede.

Pronto seu Linux Educacional 4.0 na Rede!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/RORAIMA.

7 comentários:

Fernanda disse...

Olá,

Gostaria de saber como faço para abrir o synaptic com privilégios administrativos. Pois na versão 4.0 multiterminal ao executar o synaptic o mesmo aparece uma mensagem de "Iniciando sem privilégios administrativos", sendo assim o botão "Aplicar" fica desabilitado, impedindo a instalação dos pacotes selecionados.

Agradeço a ajuada!

Claudio Alves disse...

Isso funciona com multiusuário?
Porque no laboratorio do pregão 712010 com rede wireless em dhcp não funcionou! So apareceu a maquina local!
Mesmo assim, tenho que dar nome as maquinas ?
Como o servidor vai diferenciar cada maquina?
Só o usuario professor vai poder ter acesso?

STE.SAOGABRIEL disse...

Fiz tudo isso porem consigo abrir o aquivo pela rede.. mas ele abre um arquivo temporario e nao salva no original... como posso corrigir isso.
se puder entre em contato por email ste_saogabriel@hotmail.com

STE.SAOGABRIEL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Welington Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Welington Henrique disse...

Bom Dia, fiz tudo isso e ocorreu tudo bem, os arquivos compartilhados aparecem em todas as maquinas. Mas, por exemplo, se eu compartilho um aquivo do writer ele aparece nas maquinas, mas não abre. Quando clico nele, não acontece nada. O que eu faço? Como arrumar isso?
meu email: welingtonhenrique_0408@hotmail.com

Obrigado

sandra rodrigues ribeiro disse...

Bom dia, fiz todos os procedimentos, no entanto, os arquivos editados no programa writter aparecem nas máquinas, no entanto não abrem. Qual o problema pode estar ocorrendo?