quinta-feira, 2 de junho de 2011

Adicionando e Removendo Usuários no Linux Educacional 3.0.

Vamos lá, nesse tutorial vamos explicar como Adicionar e Remover um usuário no Linux Educacional 3.0, primeiramente não deve-se está logado como qualquer usuário, mas se estiver logado como Professor, pode-se adicionar ou remover um usuário diferente de Professor, como por exemplo, Aluno1, Aluno2, Aluno3..., então, mãos a obra.

Adicionando USUÁRIO:
Vamos abrir o terminal em INICIAR>SISTEMA>TERMINAL (KONSOLE), e acesse como ROOT (Super Usuário), em letras minúsculas no Terminal digite: adduser (nome do usuário a ser adicionado), e tecle ENTER, o sistema vai pedir a senha para esse novo usuário (Digite a nova senha UNIX), logo em seguida o sistema, irá pedir para confirmar a senha, e confirme!!, logo em seguida vai apareçer, Full Name, Room Number, Work Phone, Home Phone, nesses itens não precisa digitar nada, apenas confirme com ENTER, e depois apenas confirme as informações, apenas digitando S, e depois ENTER, feche o Terminal (Konsole), e reinicie seu Linux Educacional.

Removendo USUÁRIO:
Para remover um Usuário, é simples também, lembrando que primeiramente não deve-se está logado como usuário que está logado ou que vai ser removido ou adicionado, como por exemplo, Professor, Aluno, vamos abrir o terminal em INICIAR>SISTEMA>TERMINAL (KONSOLE), e como ROOT (Super Usuário), no terminal digite, em letras minúsculas: userdel (nome do usuário a ser removido), tecle ENTER em seguida, pronto, usuário removido, e reinicie seu Linux Educacional.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.





2 comentários:

Flávia Casella disse...

Olá! Se eu quiser remover o usuario prof como faço? Pq um aluno removeu todas as barras, inclusive deletou a barra iniciar ....

Flávia

Eugênio Lira Filho disse...

Olá, Roberto.
Sou professor lotado na SIE (em Novo Repartimento/PA) e tudo que aprendi, até agora,foi graças ao BLOG DOS TÉCNICOS. Obrigado a todos!
E contribuindo com esse tutorial há uma pequeno erro na escrita do comando para excluir um usuário: você escreveu (userdel) em vez de (deluser)= deletar usuário.
Mesmo assim, parabéns. Simples e objetivo.
Professor Eugênio Lira