quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O que é o LibreOffice 3.3.

LibreOffice é o nome do projeto criado pelos desenvolvedores do OpenOffice.org que saíram da Oracle.

No dia 28 de setembro de 2010 os antigos desenvolvedores do projeto OpenOffice.org, antes da Sun Microsystems, que foi adquirida pela Oracle decidiram sair da empresa e lançar sua própria suíte de aplicativos para escritório. O motivo foi os maus olhos com que a comunidade de software livre viu a compra e a credibilidade fragilizada que os projetos open sources da empresa passaram a ter.

Em 28 de Setembro de 2010, alguns membros do projeto OpenOffice.org formaram um novo grupo nomeado de The Document Fundation e fizeram uma bifurcação do OpenOffice na sua versão 3.3. Espera-se que o nome LibreOffice seria provisório, a Oracle foi convidada para se tornar um membro da Document Fundation, e foi convidada a doar a marca OpenOffice.org para o projeto. LibreOffice usa o mesmo número nas versões igualmente o OpenOffice.org

Canonical, Novell e Red Hat planejam incluir o LibreOffice nas próximas versões dos seus sistemas operacionais. A Google também se manifestou, dizendo que apoia e participará do projeto.

Fonte: Wikipédia

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.


Nenhum comentário: