quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novo padrão HDMI permite acesso direto à Internet

Paulo Oliva - Técnico de Suporte do NTE-RR/PROINFO




Dobro do Full HD e conexão online simultânea são as principais novidades.


O HDMI 1.4, nova versão do cabo de transmissão de áudio e vídeo de alta qualidade, permite agora um canal direto de acesso à internet. Nos modelos antigos, cada dispositivo plugado por HDMI teria que se conectar à web de forma individual.


A tecnologia HDMI (High-Definition Multimedia Interface, ou em tradução livre, Interface Multimídia de Alta Definição) passou a ser utilizada no Brasil com a popularização de televisores Full-HD e comercialização de videogames como Xbox 360, da Microsoft e Playstation 3 da Sony.

Por aqui ainda é muito comum a utilização de cabos nos modelos de 1.0 a 1.2, pois muitos televisores e unidades centrais de home theater não oferecerem suporte ao modelo 1.3, que é capaz de oferecer som e vídeo de forma ainda mais perfeita que o convencional.

Todavia, no mercado já é possível encontrar alguns produtos de entretenimento doméstico preparados para se conectarem à Internet, com hardware e software específicos para essa atividade.

De acordo com o site HDMI.org, o HDMI Ethernet Channel, ou HDMI 1.4, consolida a tecnologia de áudio, vídeo e fluxos de dados em um único cabo.

Isso significa que um canal de dados dedicado permite que aparelhos como Home Theaters, videogames e centrais multimídia se conectem à internet por HDMI.

Em outras palavras, se um desses equipamentos estiverem plugados a uma televisão conectada à web, eles podem acessar sites e conteúdo online através do cabo HDMI com velocidade de até 100 Mb/s, similar às principais redes de computadores.

“Os consumidores podem desfrutar de todos os benefícios da conectividade Ethernet via HDMI, e simplificar ainda mais os seus sistemas, eliminando a necessidade de outros cabos” – afirma o site.

Além disso, o novo modelo é capaz de prover uma resolução de vídeo duas vezes maior que o Full HD, com cerca de 2160p, o que pode significar um novo passo para produtoras de games, indústria do cinema e home vídeo.

Fonte: http://www.geek.com.br/posts/13349-novo-padrao-hdmi-permite-acesso-direto-a-internet

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como atualizar o FlashPlayer Plugin 10.1 no Mozilla Firefox.

Vamos autalizar agora, a nova versão do FlashPlayer no MozillaFirefox, pois é muito fácil de fazer essa atualização, que é a versão 10.1 basta fazer o download, aí vai o link http://www.superdownloads.com.br/redir.cfm?softid=81. Deve-se escolher a primeira opção de download que é install_flash_player_10_linux.tar.gz.

Agora vamos para a atualização.!!!

1 - Descompacte o arquivo para uma pasta que você tenha acesso, abra esta pasta e copie o arquivo com o nome "libflashplayer.so".

2 - Abra o Gerenciador de Arquivos (Modo super-usuário) clicando em Iniciar/Sistema/Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário).

3 - Aparece uma janela requisitando a senha de Super-Usuário. Digite a senha do usuário que você usou para acessar o computador (aluno ou professor para o LE 3.0), ou a senha do usuário "root".

4 - Abrirá uma janela do Konqueror na pasta "/root".

5 - Vá até a barra de endereços desta janela, digite o seguinte, sem "aspas": "/usr/lib/firefox/plugins", e tecle enter.

6 - Abrirá uma pasta que já tem um arquivo com o nome "libflashplayer.so", é o plugin do flash em uma versão antiga, caso você já tenha o plugin do flash instalado e quer atualizá-lo, caso contrário não aparecerá. Lembrando que poderão aparecer outros arquivos de outros plugins já instalados, e aconselho a não apagá-los

7 - Cole o arquivo "libflashplayer.so" neste diretório, feche o Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário) e abra o Firefox.

8 - Para confirmar a instalação do plugin digite "about:plugins" na barra de endereços do navegador Firefox e tecle enter, abrirá uma página intitulada "Plugins Instalados". Procure no nome "Shockwave Flash" e veja a versão do plugin instado. Caso não apareça a versão do plugin atualizada ou nenhuma versão, feche todas as janelas do firefox e abra novamente, depois verifique se funcionou, se ainda assim não aparecer a versão do flash, repita a instalação desde o começo.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima
Rafael Gregoratto - CEFOR

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como Instalar o BrOffice.org 3.2.1 no Linux Educacional 3.0.

Bem, vamos instalar a nova versão do BrOffice.org, a instalação do Broffice.org 3.2.1 pode ser feita da mesma forma da versão anterior a 3.2, deve-se baixar o pacote (.deb).

Escolha essa opção para download: BrOOo_3.2.1_Linux_x86_install-deb_pt-BR.tar.gz
Aí vai o link para download do BrOffice.org 3.2.1:

ftp://ftp.unicamp.br/pub/broffice/stable/3.2.1/.

Agora vamos para a instalação do BrOffice.org 3.2.1.

- Desempacote o pacote baixado, como exemplo vamos colocar o pacote na área de trabalho (Desktop), clique com o botão direito em cima do pacote (extrair>extrair aqui);

- Acesse o TERMINAL (INICIAR>SISTEMA>TERMINAL) e faça o Login como ROOT; (para ter todos os privilégios de administração no LINUX), utilizando o comando "sudo su" e digite a senha do ROOT;

Obs: Todos os comandos no TERMINAL, somente é utilizado letras MINÚSCULAS.

- use o comando "ls" para identificar o diretório "Desktop" e faça o acesso a ele usando o comando "cd Desktop";

- use o comando "ls" mais uma vez para verificar todo o conteúdo que está presente no diretório "Desktop" e identifique o pacote que foi desempacotado chamado "OOO320_m18_native_packed-1_pt-BR.9502", ao identificar esse pacote acesse ele "cd OOO320_m18_native_packed-1_pt-BR.9502";

- use o comando "ls" novamente e identifique o diretório chamado "DEBS"; e acesse utilizando o comando "cd DEBS";

agora vamos para a instalação definitivamente, uma vez dentro desse diretório (DEBS), digite o comando para instalar todo o pacote do BrOffice.org 3.2.1, "dpkg -i *.deb";

Pronto!!!, Falta somente os menus, editar os ícones para iniciar o Writer, Calc, Impress e outros, vamos lá!!!!!

- Clique com o botão direito do mouse no botão "INICIAR" do Linux Educacional 3.0, e clique na opção chamada "Edit Applications Menu";

- Vai abrir uma janela onde encontra-se todos os editores dos menus, e vamos editar os menus do BrOffice, clique no sinalzinho (+) em "Ferramentas de Produtividade";

10º - Vamos começar pelo menu do Whiter, clique na opção BrOffice.org Writer em Ferramentas de Produtividade;

11º - Do seu lado direito da janela alguns campos ficaram abertos para vc editar, ok vamos começar!!

12º - No campo NOME coloque: BrOffice.org Writer

13º - Embaixo em COMANDO vc vai editar da seguinte maneira:
no final desse campo tem um botão com desenho de uma pastinha azul, clique nesse botão, e navegue nos diretórios>> /OPT/BROFFICE.ORG3/PROGRAM/SWRITER assim deverá aplicar também para o CALC (SCALC), IMPRESS (SIMPRESS) e demais aplicativos do BrOffice.org 3.2.1;

14º - Falta somente agora editar os ícones dos aplicativos, para alterá-lo basta clicar em um botão bem grande acima da pastinha azul que foi editado os comandos, ao clicar nesse botão, vai apareçer uma janelinha para colocar os ícones, role a barra de rolagem para baixo que lá tem os ícones dos aplicativos do BrOffice.org 3.2.1.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/RORAIMA.