terça-feira, 27 de abril de 2010

Alterando o nome do PC (Host name) no LE 3.0

Bosco Albuquerque
Professor Multiplicador - NTE/Roraima
Você pode alterar o nome da máquina pelo ambiente gráfico ou pelo ambiente texto.
Neste exemplo, farei pelo ambiente gráfico.
Acesse o menu Iniciar>Configurações do sistema>

















Na janela Configurações do sistema tem duas guias ou abas: General e Advanced. Na guia General localize a opção Redes & Conectividade, clique no ícone Ferramentas de Redes, depois no botão Modo administrador. Digite a senha com a qual você está logado, clique na guia Domínios (DNS) e altere o Host name.


















Feito isso, clique no botão Aplicar e, pronto! você alterou o nome da máquina.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Instalando o Aplicativo GeoGebra no Linux Educacional 3.0

Paulo Oliva – Técnico de Suporte do NTE/PROINFO/RR

Esta postagem é um passo a passo de como instalar o Aplicativo GeoGebra, para ser utilizado na disciplina de Matemática, no Linux Educacional 3.0.
Vamos lá?

- Primeiramente acesse o site http://www.geogebra.org , lá encontraremos os links dos arquivos necessários para a instalação.

- Primeiro arquivo a ser feito o download é o Java, para isso, clique no botão "Webstart" (no site acima).

- Na página que se abrirá, clique no link "Linux (self-extracting file)", faça o download do arquivo.

- Ao ser baixado o arquivo, é preciso ser instalado, para isso, clique neste link: http://java.com/en/download/help/linux_install.xml#selfextracting e siga todas as instruções ali expostas para a instalação;

- Ao final de todo o procedimento, você terá instalado o Java 6, necessário para o funcionamento do Aplicativo GeoGebra.
O próximo passo é fazer o download do Aplicativo GeoGebra, para isso, clicamos no link “programa de instalação offline”;

- Após baixar o programa GeoGebra, clique com botão direito do mouse em cima do arquivo e descompacte-o, tornando-se uma pasta;

- Abra a pasta, que conterá duas subpastas. Abra a pasta unsinegd, e clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo geogebra.jar, escolhendo a opção Abrir com... / Sun Java 6 Runtime.

Aplicativo Pronto para o uso!

Que Deus nos abençoe!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como utilizar o K3B para gravar CDs e DVDs.

.

Bem pessoal, nesse tutorial vou explicar como o usuário deve utilizar o K3B (KDE Burning Tool), que será bastante útil para coordenadores, professores e alunos dos laboratórios de informática das escolas espalhadas pelo nosso Brasil. A versão que está instalada no Linux Educacional 3.0 é a 1.0.4 usado pelo KDE 3.5.9, mas a versão atual que está disponível é a 1.68.0, na qual eu instalei no Ubuntu 9.10.


Para uma gravação simples, vamos utilizar um CD-R, na qual vamos adicionar arquivos para queimar o CD-R. No exemplo que vou colocar, vamos gravar um arquivo direto do /home/Professor ou /home/Aluno, mais a frente vou explicar como gravar um CD, importando arquivos de um PEN-DRIVE.

    - Vamos no botão "INICIAR", > "MULTIMíDIA" > "GRAVAÇÃO DE CD/DVD (K3B);

– Como exemplo vamos gravar um arquivo direto do /home/Professor ou /home/Aluno, dependendo como está logado no momento, detalhe, logo que o usuário abre o K3B, ele já mostra na Barra de Endereço acima o diretório /home/Professor ou /home/Aluno, então os arquivos dos usuários logados no momento já são exibidos, e mais abaixo na janela do K3B, existe uma série de opções de gravação, nesse caso como vamos gravar um simples arquivo, vamos na opção “NOVO PROJETO DE CD DE DADOS”, percebam que apareceu uma guia chamada “CDDADOS1”, se o usuário desejar criar mais um projeto de dados, irá aparecer uma nova guia chamada “CDDADOS2” e assim por diante, e na primeira guia está escrito “INÍCIO RÁPIDO”. Para gravar é bastante simples, basta clicar, segurar e arrastar o arquivo para a parte debaixo toda em “BRANCO” onde ficam localizados os “PROJETOS ATUAIS”, então o arquivo deverá ser arrastado logo embaixo onde tem “NOME”, “TIPO”, “TAMANHO”, “CAMINHO LOCAL” e “LINK”, e onde consta um pequeno texto em cinza, é lá onde o arquivo deverá ser fixado para a gravação do CD-R ou um CD-RW, como por exemplo.

– Após arrastar o arquivo, basta clicar no item mais a esquerda em “QUEIMAR”, aí é só aguardar queimar o CD, e após a gravação o CD sairá sozinho da unidade de gravação;

Obs: Essa mesma dica se aplica à gravação em mídias de DVDs.

4º – Nesse passo vamos aprender a como criar uma imagem “ISO”, de um CD ou DVD, como por exemplo vamos criar uma imagem do CD do Linux Educacional 3.0. Primeiramente coloque o CD do Linux Educacional 3.0 na unidade gravadora, e aguarde a unidade ser montada no sistema.

– Para criar uma imagem “ISO” do CD do LE 3.0, devemos ir em “COPIAR CD...”, logo em seguida irá aparecer uma pequena janela para iniciar a cópia, onde consta no topo da janela “LINUXEDUCACIONAL30”, e mais abaixo consta 3 abas, “OPÇÕES”, “IMAGEM” e “AVANÇADO”. Na primeira guia “OPÇÕES”, mantenha as configurações originais de cópia do CD, a não ser que o usuário não deseje manter a cópia do CD do LE3.0 no sistema. Na mesma janela tem uma caixa de combinação “MARCADA” descrita “REMOVER IMAGEM”, isso que dizer que, ao queimar a cópia de LE3.0 para um CD novo, o sistema apaga de forma automática, e se o usuário desejar manter a imagem “CÓPIA”, basta “DESMARCAR” a opção “REMOVER IMAGEM”. A dica é manter a imagem para futuras gravações.

E onde essa imagem fica gravada no LE3.0?, fica no seguinte diretório (por padrão do kde): /tmp/kde-professor ou aluno/linuxeducacional30.iso.

– E para iniciar a gravação basta clicar no botão “INICIAR”.

- E como gravar conteúdos importando do PEN-DRIVE?, é bastante simples, ao colocar o Pen-Drive na entrada USB, o usuário deve aguardar a montagem do dispositivo removível, no caso vamos atribuir o nome do dispositivo montado de "PROFESSOR".

Gravando ítens de um PEN-DRIVE.

Nesse caso vamos gravar o conteúdo que está no Pen-Drive, e passar para um CD "virgem". Agora devemos localizar onde o dispositivo está montado no sistema, então vai aí o diretório onde as unidades removíveis ficam montadas, que geralmente fica em /MEDIA, no caso atribuimos o nome do dispositivo de "PROFESSOR".

Então basta ir na BARRA DE FERRAMENTAS do K3B, apague /home/professor ou aluno e digite /media. Logo em seguida na relação, vai aparecer o dispositivo que denominamos como "PROFESSOR", agora basta acessar "PROFESSOR" e os arquivos serão exibidos logo abaixo na parte "BRANCA", agora basta clicar, segurar e arrastar o arquivo para a parte debaixo toda em “BRANCO” onde fica localizado os “PROJETOS ATUAIS”, então o arquivo deverá ser arrastado logo embaixo onde tem “NOME”, “TIPO”, “TAMANHO”, “CAMINHO LOCAL” e “LINK”, e onde consta um pequeno texto em cinza, é lá onde o arquivo deverá ser fixado para a gravação do mesmo no CD "virgem". E para dar início à gravação. clique no botão "QUEIMAR".

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

sábado, 10 de abril de 2010

Como instalar o Mozilla Firefox 3.6.3 no Linux Educacional 3.0.



Vamos instalar agora o Mozilla Firefox 3.6.3 no Linux Educacional 3.0, primeiramente devemos baixar o pacote , http://www.superdownloads.com.br/download/156/mozilla-firefox-%2850755%29/ após baixar o pacote, devemos extrair todo o pacote para realizar a instalação.

Bem após a extração do arquivo, verifique que surgirá uma pasta chamada FIREFOX, pegue essa pastinha, e realize a seguinte ação:

- Copie a pasta extraída (Ctrl+c) FIREFOX;

- Vai em INCIAR>SISTEMA>GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USUÁRIO);

- Digite a senha de Super-Usuário (Aluno ou Professor);

- Na Barra de Endereço, apague o /ROOT e digite /USR/LIB;

- Agora basta colar a pasta FIREFOX dentro de /USR/LIB, e clicar no botão para sobrescrever todos os arquivos;

- Abra novamente o FireFox na barra de tarefas do Linux Educacional 3.0, e aguarde a conclusão da instalação. Pronto, FireFox 3.6.3 instalado.!!!!

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como Instalar o BrOffice.org 3.2 no Linux Educacional 3.0

A instalação do Broffice.org 3.2 pode ser feita da mesma forma da versão anterior 3.1.1, deve-se baixar o pacote (.deb).


Aí vai o link para download do BrOffice.org 3.2, escolha a opção deb.tar.gz.
http://www.superdownloads.com.br/redir.cfm?softid=42097#.

Agora vamos para a instalação do BrOffice.org 3.2.

- Desempacote o pacote baixado, como exemplo vamos colocar o pacote na área de trabalho (Desktop), clique com o botão direito em cima do pacote (extrair>extrair aqui);

- Acesse o TERMINAL (INICIAR>SISTEMA>TERMINAL) e faça o Login como ROOT; (para ter todos os privilégios de administração no LINUX), utilizando o comando "sudo su" e digite a senha do ROOT;

Obs: Todos os comandos no TERMINAL, somente é utilizado letras MINÚSCULAS.

- use o comando "ls" para identificar o diretório "Desktop" e faça o acesso a ele usando o comando "cd Desktop";

- use o comando "ls" mais uma vez para verificar todo o conteúdo que está presente no diretório "Desktop" e identifique o pacote que foi desempacotado chamado "OOO300_m19_native_packed-1_pt-BR.9420", ao identificar esse pacote acesse ele "cd OOO300_m11_native_packed-1_pt-BR.9420";

- use o comando "ls" novamente e identifique o diretório chamado "DEBS"; e acesse utilizando o comando "cd DEBS";

agora vamos para a instalação definitivamente, uma vez dentro desse diretório (DEBS), digite o comando para instalar todo o pacote do BrOffice.org 3.2, "dpkg -i *.deb";

Pronto!!!, Falta somente os menus, editar os ícones para iniciar o Writer, Calc, Impress e outros, vamos lá!!!!!

- Clique com o botão direito do mouse no botão "INICIAR" do Linux Educacional 3.0, e clique na opção chamada "Edit Applications Menu";

- Vai abrir uma janela onde encontra-se todos os editores dos menus, e vamos editar os menus do BrOffice, clique no sinalzinho (+) em "Ferramentas de Produtividade";

10º - Vamos começar pelo menu do Whiter, clique na opção BrOffice.org Writer em Ferramentas de Produtividade;

11º - Do seu lado direito da janela alguns campos ficaram abertos para vc editar, ok vamos começar!!

12º - No campo NOME coloque: BrOffice.org Writer

13º - Embaixo em COMANDO vc vai editar da seguinte maneira:
no final desse campo tem um botão com desenho de uma pastinha azul, clique nesse botão, e navegue nos diretórios>> /OPT/BROFFICE.ORG3/PROGRAM/SWRITER assim deverá aplicar também para o CALC (SCALC), IMPRESS (SIMPRESS) e demais aplicativos do BrOffice.org 3.2;

14º - Falta somente agora editar os ícones dos aplicativos, para alterá-lo basta clicar em um botão bem grande acima da pastinha azul que foi editado os comandos, ao clicar nesse botão, vai apareçer uma janelinha para colocar os ícones, role a barra de rolagem para baixo que lá tem os ícones dos aplicativos do BrOffice.org 3.2.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/RORAIMA.

- Desempacote o pacote baixado, como exemplo vamos colocar o pacote na área de trabalho (Desktop), clique com o botão direito em cima do pacote (extrair>extrair aqui);

- Acesse o TERMINAL (INICIAR>SISTEMA>TERMINAL) e faça o Login como ROOT; (para ter todos os privilégios de administração no LINUX), utilizando o comando "sudo su" e digite a senha do ROOT;

Obs: Todos os comandos no TERMINAL, somente é utilizado letras MINÚSCULAS.

- use o comando "ls" para identificar o diretório "Desktop" e faça o acesso a ele usando o comando "cd Desktop";

- use o comando "ls" mais uma vez para verificar todo o conteúdo que está presente no diretório "Desktop" e identifique o pacote que foi desempacotado chamado "OOO320_m12_native_packed-1_pt-BR.9483", ao identificar esse pacote acesse ele "cd OOO320_m12_native_packed-1_pt-BR.9483";

- use o comando "ls" novamente e identifique o diretório chamado "DEBS"; e acesse utilizando o comando "cd DEBS";

agora vamos para a instalação definitivamente, uma vez dentro desse diretório (DEBS), digite o comando para instalar todo o pacote do BrOffice.org 3.2, "dpkg -i *.deb";

Pronto!!!, Falta somente os menus, editar os ícones para iniciar o Writer, Calc, Impress e outros, vamos lá!!!!!

- Clique com o botão direito do mouse no botão "INICIAR" do Linux Educacional 3.0, e clique na opção chamada "Edit Applications Menu";

- Vai abrir uma janela onde encontra-se todos os editores dos menus, e vamos editar os menus do BrOffice, clique no sinalzinho (+) em "Ferramentas de Produtividade";

10º - Vamos começar pelo menu do Whiter, clique na opção BrOffice.org Writer em Ferramentas de Produtividade;

11º - Do seu lado direito da janela alguns campos ficaram abertos para vc editar, ok vamos começar!!

12º - No campo NOME coloque: BrOffice.org Writer

13º - Embaixo em COMANDO vc vai editar da seguinte maneira:
no final desse campo tem um botão com desenho de uma pastinha azul, clique nesse botão, e navegue nos diretórios>> /OPT/BROFFICE.ORG3/PROGRAM/SWRITER assim deverá aplicar também para o CALC (SCALC), IMPRESS (SIMPRESS) e demais aplicativos do BrOffice.org 3.2;

14º - Falta somente agora editar os ícones dos aplicativos, para alterá-lo basta clicar em um botão bem grande acima da pastinha azul que foi editado os comandos, ao clicar nesse botão, vai apareçer uma janelinha para colocar os ícones, role a barra de rolagem para baixo que lá tem os ícones dos aplicativos do BrOffice.org 3.2.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/RORAIMA.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Jornal Local Anuncia Blog dos Técnicos

O Jornal Folha de Boa Vista publicou matéria no dia 06/04/2010, em reconhecimento aos trabalhos realizados pelos Técnicos do NTE/Proinfo/RR, referente ao Blog dos Técnicos.
Click no link abaixo e confira a reportagem:

Blog feito em Roraima é destaque nacional

terça-feira, 6 de abril de 2010

Instalação do Programa HotPotatoes no Linux Educacional 3.0 - Versão Java

por Rafael Gregoratto - Tecnico de suporte - NTE-Roraima

Tivemos um questionamento sobre o procedimento de instalação deste programa no Linux Educacional 3.0. Então desenvolvi este tutorial e resolvi postar aqui no blog pra facilitar o acesso de todos.

O Programa HotPotatoes pode ser baixado no endereço http://hotpot.uvic.ca/, a página tem várias versões deste programa para sistemas linux, windows e mac.
Já que o interesse é instalar no Linux Educacional 3.0 então eu aconselho a instalar a versão em Java que funciona muito bem no LE3.0.

Vamos lá !!!

- Baixe e versão Java do programa HotPotatoes neste link: Download Java Hot Potatoes

- Caso não tenha o Java instalado no computador é só abrir o Adept, em Iniciar>Adept> coloque na busca "java-common", clique sobre o nome do programa, depois "Solicitar Instalação" e "Aplicar mudanças", depois é esperar a instalação terminar.
- Caso queira baixar e instalar manualmente clique neste link: Download Java,
depois siga as instruções desta página para instalar o Java.

- Depois de baixar o HotPotatoes, provavelmente será salvo na Área de Trabalho um arquivo "javahotpot.zip".
- Clique com o botão direito do mouse sobre este arquivo a mande extrair "extrair para javahotpot.zip".
- Será criada uma pasta na Área de Trabalho com os arquivos do programa. Abra esta pasta e dentro dela abra a pasta javahotpot61.
- Na pasta javahotpot61 clique na parte branca da tela com o botão direito do mouse e escolha a opção "Ações>Abrir Terminal Aqui".

- No terminal digite o seguinte:
######

chmod +x LinuxStartHotPot.sh

./LinuxStartHotPot.sh

######

- O programa será instalado e irá abrir automaticamente pela primeira vez.

Pronto o HotPotatoes já está instalado, mas não há nenhum atalho para acessar o programa.

- Para criar um atalho clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e escolha "Criar Novo>Link para Aplicativo"
- Na janela que aparece abra a guia "Aplicativo" e no campo "Comando" clique em "Navegar" e localize o arquivo "LinuxStartHotPot.sh" que está na pasta "javahotpot61".
- No campo "Caminho de Trabalho" coloque o endereço da pasta "javahotpot61" onde está o arquivo LinuxStartHotPot.sh.

Pronto o atalho já está criado.

Caso queira personalizar o nome ou ícone no atalho, vá na quia "Geral" e coloque nome e o ícone que desejar.

Até mais.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Adicionando o Ícone do Firefox na Barra de Tarefas

Paulo Oliva - Técnico de Suporte


Devido ao grande número de questionamentos de como e porquê sumiu o ícone do Navegador Mozilla Firefox, da Barra de Tarefas, do Linux Educacional 3.0, farei um passo a passo de como adicionar o ìcone à Barra de Tarefas. Lembrando que, sumir o ícone, não quer dizer exclusão do Programa.

Vamos lá.

- Clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas
- Escolha a opção "Adicionar mini-aplicativo ao painel"
- Escolha a opção "Lançador de Aplicativos que não são do KDE"
- Na janela que se abre, em Executable, digite: /usr/lib/firefox/firefox
- Clique na imagem do ícone e procure pelo ícone do Firefox
- Digite no "Título do Botão": Navegador Web
- OK.

Você pode, também, utilizar:

- Alt+F2 (abre o "Executar comando")
- Digite: firefox
- Abrirá o Firefox para a sua navegação.

Pronto!
Pode voltar a navegar através do Firefox, utilizando o ícone da Barra de Tarefas ou pelo Executar Comando.

Deus abençoe!!!

Utilizar o Konqueror como usuário Root

Por Paulo Oliva - Técnico de Suporte


Alguns usuários, ao tentarem acessar arquivos que somente como Root, podem ser acessados, desistem por não saberem a senha.
E agora? O que fazer?

Vamos lá.
- Alt+F2 (abre o Executar Comando)
- Digite: kdesu -u root konqueror
- Digite a senha do usuário logado

Pronto! Gerencie os arquivos somente antes acessados pelo Root.

OBSERVAÇÃO: Lembre-se que ao alterar qualquer arquivo do sistema, pode danificá-lo, necessitando a recuperação ou reinstalação de todo o Sistema Operacional.