quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Jogos no Linux: "Projeto trará DirectX 10 e 11 ao Linux, diz site"


Fãs de jogos de computador normalmente têm de usar a plataforma Windows, dada a grande presença de mercado do DirectX - o que diminui consideravelmente a quantidade destes títulos para as plataformas Linux. No entanto, isto pode estar prestes a mudar.

Uma nota publicada na Phoronix, empresa dedicada ao avanço da plataforma Linux, revela que o DirectX em suas versões 10 e 11 está em vias de ser compatibilizado para o sistema. A solução de código aberto é usada sobre a biblioteca gráfica Gallium3D, assim facilitando a conversão de jogos usando as ferramentas exclusivas ao Windows.

Segundo a documentação, "o objetivo primário é tornar real a promessa de suporte a múltiplas APIs (interfaces de programação de aplicativo) e oferecer uma API que possa ser facilmente implementada com apenas um wrapper bem fino sobre o Gallium, em vez da enorme quantidade de código complicado necessária para o OpenGL. O objetivo secundário é rodar jogos DirectX 10 / 11 do Windows no Linux usando o (emulador) Wine".

Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/09/21/projeto-trara-directx-10-11-ao-linux-diz-site-921038314.asp

Paulo Oliva - Téc. de Suporte NTE-Canarinho/PROINFO/RR

2 comentários:

Cláudio Souza Jr. disse...

Depois disso o Linux tem tudo pra ficar mais opcional. Migrações em massa, esperamos.

Nomade disse...

Tomara, pois existem muitos usuários GNU/Linux cansados de ter que utilizar o Windows ou ter que sofrer configurando Wine para jogar títulos de games comerciais. Só resta torcer para que os títulos venham a ser publicados com uma versão Linux depois disso.