segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"or type Control-D for normal startup"

Motivados pela queda de energia, desligamento incorreto do computador ou defeitos físicos no disco rígido, pode ocorrer o corrompimento de arquivos no sistema de arquivos.

Na próxima vez que o Linux for iniciado, será executado o fsck, que é o software similar ao scandisk do Windows. Na maioria dos casos o fsck automaticamente corrigirá os blocos defeituosos e os demais problemas, mas em alguns casos de maior danificação o programa o força a uma checagem manual, diretamente pela linha de comando.

Você saberá quando é necessário executar o fsck manualmente quando durante sua inicialização, o Linux parar e exibir uma mensagem de erro do fsck, que será similar a:
Give root password for maintenance
(or type Control-D for normal startup):


O prompt exibido lhe solicitará a senha do root para entrar no modo de manutenção. Você também tem a opção de pressionar as teclas Ctrl+D para ignorar os erros e tentar iniciar o Linux normalmente, mas se você escolher esta opção, provavelmente a máquina será reinicializada e retornará ao mesmo ponto onde parou, ou seja, na mensagem de erro.

Entre com a senha de root
Efetue o seguinte comando:
#fsck –c –y
Aguarde a checagem
Quando o sistema voltar reinicie-o através do comando
#reboot

Espero ter ajudado!

Paulo Oliva - Téc. de Suporte NTE-Canarinho/PROINFO/RR

OBS.: Este artigo foi Escrito pelo nosso colega Mário Pereira, e se encontra no link http://mariop.org/forum/viewthread.php?thread_id=2

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Apenas lembrando que com a unidade montada, o comando não roda. Tem que executar umount /dev/sda1