quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bloqueando o Orkut no Firefox


Paulo Oliva - Téc. de Suporte do NTE/PROINFO/RR

Bom, no Mozilla Firefox existem complementos que podem ser utilizados para bloquear o Orkut. Esta postagem foi desenvolvida porque, certa vez, fui questinado por uma gestora de Escola: - "Tem como bloquear o Orkut no laboratório da Escola? Os pais estão pedindo!"
Neste passo a passo, vamos ver como proceder:
  • Clique em Ferramentas/Complementos;
  • Na janela que se abre, em adicionar, digite block... vão aparecer vários complementos;
  • Clique no botão "Adicionar ao Firefox", no ítem "BlockSite";
  • Ele vai ser adicionado e você precisará reiniciar o Firefox.
  • Depois disso, na Janela de complementos, vá em extensões... vai estar lá o complemento Block Site instalado. Clique nele e em preferências;
  • Clique em enable password (para criar uma senha de segurança e ajustes);
  • Clique Add Site para adicionar o(s) site(s) que deve(m) ser bloqueado(s)pelo Firefox, neste caso, digite: www.orkut.com.
Foi sugerido, em comentário postado por Paulo Perigo, o complemento LEECHBLOCK... não testei, mas também pode ser uma ótima ferramenta. Testem e comentem!

Pronto.

Obs.: Os Sites só serão bloqueados pelo Firefox!


Fique com Deus!!!

5 comentários:

Escola Municipal Ana das Neves de Freitas. disse...

Parabéns pelo trabalho de vocês.
Ja usei no laboratório que trabalho esse complemento, mas não o achei seguro pois dá pra desativar sem o uso da senha. Bloqueando os sites pelo host é mais seguro.

Paulo Perigo disse...

Ha uma grande desvantagem nesse bloqueador. O aluno esperto pode
desativar ou desinstalar o bloqueador. Sugiro p "LEECHBLOCK" ele tem proteção com senha e opção de desabilitar a desinstalação e desativação. É tambem um complemento do Mozilla.

Beija-Flor disse...

Olá, Roberto consegui bloquear o ORKUT em uma das máquinas para testar e deu certo, mas um aluno da tarde consegui desbloquear e aí. Eu observei que lá no bloqueio tem a opção REMOVER, eu acho ue é para remover a senha. Segundo o aluno, ele diz que desbloqueia qualquer bloqueio, é brincadeira...rsrsrsrsrsr. Um forte abraço, Jussara.

Fabrício da Silva Galdino disse...

Será que o bloqueio pelo roteador não resolveria o problema?

TI - Soluções em Informática disse...

Boa noite pessoal. Aqui na unidade em que sou alocado eu uso o Procon Latte pois ele te permite bloquear o acesso a ele com uma senha externa, que também impede o desativar comum nos complementos do Firefox, trabalha com um script idêntico do SquidGuard, e lhe permite direcionar ou simplesmente apresentar uma mensagem de aviso de que a pessoa não tem atributos para acessar tal página web. É uma opção já que nem todos temos a opção e os recursos de configurar um Servidor Squid nas unidades. Um abraço e até...