segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como utilizar o K3B para gravar CDs e DVDs.

.

Bem pessoal, nesse tutorial vou explicar como o usuário deve utilizar o K3B (KDE Burning Tool), que será bastante útil para coordenadores, professores e alunos dos laboratórios de informática das escolas espalhadas pelo nosso Brasil. A versão que está instalada no Linux Educacional 3.0 é a 1.0.4 usado pelo KDE 3.5.9, mas a versão atual que está disponível é a 1.68.0, na qual eu instalei no Ubuntu 9.10.


Para uma gravação simples, vamos utilizar um CD-R, na qual vamos adicionar arquivos para queimar o CD-R. No exemplo que vou colocar, vamos gravar um arquivo direto do /home/Professor ou /home/Aluno, mais a frente vou explicar como gravar um CD, importando arquivos de um PEN-DRIVE.

    - Vamos no botão "INICIAR", > "MULTIMíDIA" > "GRAVAÇÃO DE CD/DVD (K3B);

– Como exemplo vamos gravar um arquivo direto do /home/Professor ou /home/Aluno, dependendo como está logado no momento, detalhe, logo que o usuário abre o K3B, ele já mostra na Barra de Endereço acima o diretório /home/Professor ou /home/Aluno, então os arquivos dos usuários logados no momento já são exibidos, e mais abaixo na janela do K3B, existe uma série de opções de gravação, nesse caso como vamos gravar um simples arquivo, vamos na opção “NOVO PROJETO DE CD DE DADOS”, percebam que apareceu uma guia chamada “CDDADOS1”, se o usuário desejar criar mais um projeto de dados, irá aparecer uma nova guia chamada “CDDADOS2” e assim por diante, e na primeira guia está escrito “INÍCIO RÁPIDO”. Para gravar é bastante simples, basta clicar, segurar e arrastar o arquivo para a parte debaixo toda em “BRANCO” onde ficam localizados os “PROJETOS ATUAIS”, então o arquivo deverá ser arrastado logo embaixo onde tem “NOME”, “TIPO”, “TAMANHO”, “CAMINHO LOCAL” e “LINK”, e onde consta um pequeno texto em cinza, é lá onde o arquivo deverá ser fixado para a gravação do CD-R ou um CD-RW, como por exemplo.

– Após arrastar o arquivo, basta clicar no item mais a esquerda em “QUEIMAR”, aí é só aguardar queimar o CD, e após a gravação o CD sairá sozinho da unidade de gravação;

Obs: Essa mesma dica se aplica à gravação em mídias de DVDs.

4º – Nesse passo vamos aprender a como criar uma imagem “ISO”, de um CD ou DVD, como por exemplo vamos criar uma imagem do CD do Linux Educacional 3.0. Primeiramente coloque o CD do Linux Educacional 3.0 na unidade gravadora, e aguarde a unidade ser montada no sistema.

– Para criar uma imagem “ISO” do CD do LE 3.0, devemos ir em “COPIAR CD...”, logo em seguida irá aparecer uma pequena janela para iniciar a cópia, onde consta no topo da janela “LINUXEDUCACIONAL30”, e mais abaixo consta 3 abas, “OPÇÕES”, “IMAGEM” e “AVANÇADO”. Na primeira guia “OPÇÕES”, mantenha as configurações originais de cópia do CD, a não ser que o usuário não deseje manter a cópia do CD do LE3.0 no sistema. Na mesma janela tem uma caixa de combinação “MARCADA” descrita “REMOVER IMAGEM”, isso que dizer que, ao queimar a cópia de LE3.0 para um CD novo, o sistema apaga de forma automática, e se o usuário desejar manter a imagem “CÓPIA”, basta “DESMARCAR” a opção “REMOVER IMAGEM”. A dica é manter a imagem para futuras gravações.

E onde essa imagem fica gravada no LE3.0?, fica no seguinte diretório (por padrão do kde): /tmp/kde-professor ou aluno/linuxeducacional30.iso.

– E para iniciar a gravação basta clicar no botão “INICIAR”.

- E como gravar conteúdos importando do PEN-DRIVE?, é bastante simples, ao colocar o Pen-Drive na entrada USB, o usuário deve aguardar a montagem do dispositivo removível, no caso vamos atribuir o nome do dispositivo montado de "PROFESSOR".

Gravando ítens de um PEN-DRIVE.

Nesse caso vamos gravar o conteúdo que está no Pen-Drive, e passar para um CD "virgem". Agora devemos localizar onde o dispositivo está montado no sistema, então vai aí o diretório onde as unidades removíveis ficam montadas, que geralmente fica em /MEDIA, no caso atribuimos o nome do dispositivo de "PROFESSOR".

Então basta ir na BARRA DE FERRAMENTAS do K3B, apague /home/professor ou aluno e digite /media. Logo em seguida na relação, vai aparecer o dispositivo que denominamos como "PROFESSOR", agora basta acessar "PROFESSOR" e os arquivos serão exibidos logo abaixo na parte "BRANCA", agora basta clicar, segurar e arrastar o arquivo para a parte debaixo toda em “BRANCO” onde fica localizado os “PROJETOS ATUAIS”, então o arquivo deverá ser arrastado logo embaixo onde tem “NOME”, “TIPO”, “TAMANHO”, “CAMINHO LOCAL” e “LINK”, e onde consta um pequeno texto em cinza, é lá onde o arquivo deverá ser fixado para a gravação do mesmo no CD "virgem". E para dar início à gravação. clique no botão "QUEIMAR".

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

2 comentários:

Yldemara de Oliveira Dutra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simonha disse...

Bom dia!
Sei que sua postagem já é antiga, mas busco informação sobre gravação de fotos em CD no K3b e não encontro. Talvez você possa me ajudar.
Tenho o K3b versão 2.0.2 onde não aparece a opção PROJETO DE CD DE DADOS, mas somente a opção PROJETO DE DADOS, onde não aceita CD, mas apenas DVD ou bluray. Sabe como faço para gravar fotos em CD? Obrigada!