segunda-feira, 22 de março de 2010

Instalar ou atualizar, manualmente, o Flash Player Plugin no Linux Educacional


Neste tutorial vou mostrar o passo-a-passo para instalar ou atualizar o Plugin Flash Player no navegador Firefox para quem usa Linux Educacional 3.0, Debian/KDE ou Kubuntu.


1 - Baixe o Plugin do Flash mais atualizado clicando neste link e salve no computador. Este plugin está compactado no formato tar.gz e serve também para fazer a instalação em computadores que não tem conexão com a internet. É só copiar o arquivo em um pendrive e colar em qualquer computador. Caso não consiga baixar pelo link copie e cole no navegador este endereço:


2 - Descompacte o arquivo para uma pasta que você tenha acesso, abra esta pasta e copie o arquivo com o nome "libflashplayer.so".

3 - Abra o Gerenciador de Arquivos (Modo super-usuário) clicando em Iniciar/Sistema/Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário).

4 - Aparece uma janela requisitando a senha de Super-Usuário. Digite a senha do usuário que você usou para acessar o computador (aluno ou professor para o LE 3.0), ou a senha do usuário "root".

5 - Abrirá uma janela do Konqueror na pasta "/root".

6 - Vá até a barra de endereços desta janela, digite o seguinte, sem "aspas": "/usr/lib/firefox/plugins", e tecle enter.

7 - Abrirá uma pasta que já tem um arquivo com o nome "libflashplayer.so", é o plugin do flash em uma versão antiga, caso você já tenha o plugin do flash instalado e quer atualizá-lo, caso contrário não aparecerá. Lembrando que poderão aparecer outros arquivos de outros plugins já instalados, e aconselho a não apagá-los

8 - Cole o arquivo "libflashplayer.so" neste diretório, feche o Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário) e abra o Firefox.

9 - Para confirmar a instalação do plugin digite "about:plugins" na barra de endereços do navegador Firefox e tecle enter, abrirá uma página intitulada "Plugins Instalados". Procure no nome "Shockwave Flash" e veja a versão do plugin instado. Caso não apareça a versão do plugin atualizada ou nenhuma versão, feche todas as janelas do firefox e abra novamente, depois verifique se funcionou, se ainda assim não aparecer a versão do flash, repita a instalação desde o começo.

10 - Agora é só aproveitar o seu novo plugin do flash, e navegar a vontade...

Grande Abraço !!!

Rafael Gregoratto - Técnico de TI - NTE Roraima

16 comentários:

EEB "Prof.ª LILIA AYROSO OECHSLER" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bloggercaradepau disse...

Valeu pela dica, instalei com sucesso o flash player em todas maquinas.

Vale lembrar que se vc ja tiver instalado o flash player antigo, é necessário remover o plugin e deletar o arquivo correspondente, que esta na mesma pasta que será instalado o novo.

daniel disse...

ja fiz isso uma 5 vezes e nuca da certo... n aparece na pagina...
tenho certeza q tou fazendo certo e ainda sim n aparece na pasta e quando eu vou ver videos como do yuotube n consigo pq diz q n esta instalado o plugin...
O Q eu Façooo.. tô pra ficar loco tentandoç......
SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

PLUIZ disse...

assim aqui no meu linux tem uma pasta que nao esta dntro do mozilla com nome de brozer-plugins coloquei la e tudo funcionou ^^ obrigado pelas dicas amigo

Júnior disse...

segui o passo a passo e deu certinho no meu linux .. obrigado!

FRAN ROSA disse...

eu amo vcs!!!
vcs resolvem todos os problemas do lied que trabalho!!!
Francisca-Macaé,RJ

depoimentos lindos disse...

nao consegui nao aparece nada tentei um monte de vezes mas noa instala nem o plugin nem o programa !!mas valeu pela informação

oyrk name daiy disse...

valew!! funciona blz. mas tem como vc mostra como se faz no le 4.0?

Maria _ Mundo Novo disse...

Já tentei várias vezes e não consegui, mesmo tendo baixado, descompactado o 11.0 aparece que está instalado o Shockwave Flash 9.0 r124, e por isso alguns vídeos não abre, pede uma versão atualizada. Já removi os antigos tbm e nada. O que eu faço agora???

Maria _ Mundo Novo disse...

Ufa, depois de várias tentativas achei um que deu certo, nesse site:
http://www.4shared.com/file/aLQIY8mh/install_flash_player_10_linux.html?cau2=403tNull

baixei a versão 10 e deu certo!
Pessoal: valeu pela ajuda, eu nunca tinha feito isso antes, aprendi e deu certo. Obrigada

Escola Luiz Gonzaga de Alcântara disse...

Valeu galera, acabei de instalar, deu tudo certo. Parabéns a todos vocês, muito obg!.

Usuário do blog disse...

Segui o tutorial e deu certinho. Valeu pela dica!

Obrigada

Taciano Vedder disse...

Gostaria da saber como faz no LE 4.0.

DÉL FURTADO disse...

FUNCIONOU! EXCELENTE!!!! PARABÉNS...

Mario Jose disse...

Mas não há uma forma fácil de por esta porcaria sem andar aqui abrir e fechar caixas e caixotes. Porque complicam isto? Não querem fazer frente á microsoft? então simplifiquem as coisas . Merda

Mario Jose disse...

Uma forma fácil e directa de instalar flash player 11.1 alguém me ajuda. Por favor simplifiquem o linux. o que é demais é abandonar isto . Obrigado