quarta-feira, 31 de março de 2010

Instalar Impressora no Linux Educacional - Parte 1 - Instalação Local

por Rafael Gregoratto - Tecnico de Suporte



Este é um tutorial que mostra como realizar a instalação de impressoras em sistemas Linux Educacional 2.0 e 3.0, pode ser que funcione em outros sistemas que usam KDE mas testei somente nestes.
A instalação de impressoras no Linux Educacional segue sempre o mesmo padrão quando usamos o Utilitário de Configuração do Sistema. No KDE podemos acessar o utilitário pelo menu "Iniciar", "Configurações do Sistema", abre a janela de Configurações do Sistema, e escolhemos a opção "Impressoras" e abre a janela de "Configurações de Impressoras".
Nesta janela, antes que qualquer coisa aconselho a clicar no botão "Modo Administrador...", ao lado do botão "Fechar", na parte de baixo da janela, e digitar a senha do usuário administrador (root) ou a senha do usuário que está logado no momento, assim podemos evitar problemas de permissões de uso da impressora.
Continuando o Post...
Depois disso escolhemos a opção "Adicionar" (que tem o ícone da "varinha mágica"), e depois a opção "Adicionar Impressora/classe...". Em seguida abre a janela do KDEprint "Assistente de Impressão", então é só clicar no botão "Próximo >" e aparece a "Seleção de Modo de comunicação". Neste ponto escolhemos que tipo de comunicação o computador irá usar para enviar os trabalhos para impressão, porém antes de continuar, temos que analizar em que situação cada impressora está conectada ao computador. Os pregões do MEC tem adotado 2 padrões de impressoras:

1 - Impressoras conectadas ao computador através de um cabo usb ou paralelo;

2 - Impressoras com porta RJ45 para conexão através de um cabo de rede ligado diretamente ao roteador wireless ou a um switch/hub.

Neste post faleremos sobre o tópico 1.

Para as impressoras conectadas diretamente ao computador por um cabo usb ou paralelo é só escolher a primeira opção na "Seleção de Modos de comunicação", que é "Impressora local (paralela, serial...)", clique em "Proximo >".

Escolha a conexão utlizada (serial, usb, paralela, etc, geralmente aparece o nome da impressora ao lado da conexão usada pela mesma, ex.: USB - OKI B4350), clique em "Proximo >", escolha o "Fabricante" e o "Modelo" compatíveis com a impressora (Ex.: Fabricante OKI, modelo B2200n), vá clicando em "Próximo >" até chegar na opção "Informações Gerais" e coloque no campo "Nome" o nome que será usado pelo sistema para reconhecer esta impressora, clique em "Próximo >" e depois em "Finalizar".
Pronto !!! A impressora local está instalada.
Veja que logo abaixo da opção "Adicionar" aparece o nome da impressora que você acabou de instalar.
Aconselho a clicar com o botão direito do mouse sobre a impressora instalada e marcar as opções "Definir como padrão do usuário" e "Definir como padrão local", assim a impressora será selecionada de forma automática quando mandar imprimir.

Agora é mandar imprimir, mas sem esquecer de economizar, pois além de evitar gastos excessivos com tinta e papel, ajudamos a preservar a natureza.

Em breve um outro post mostrará como instalar a impressora que utiliza conexão pela rede.

Grande abraço a todos !!!

13 comentários:

CELOY disse...

Meninos, vocês surpreendendo sempre Neh!
Muito interessante, simples e objetivo este tutorial.
Mais um que vai pra minha pasta de tutoriais. Aliás o que mais tem lá são tutoriais dos técnicos.
Vocês são ótimos!
Abraço Catarinense!!

Sensacional disse...

Gostei muito do tutorial, ajudou bastante, mas agora gostaria de saber como faço para instalar uma impressora em rede. Agradeço!

Ednaldo

bilhalvadj disse...

caso a impressora não apareça na listagem? no caso a minha é uma hp officejet j3680 e não tem na lista!!

Ruthynha Rock disse...

OLÁ PESSOAL GOSTARIA DE COMPARTILHAR MINHA EXPERIÊNCIA COM A IMPRESSORA OKI B2200N.
DEPOIS DE ME ESTRESSAR BASTANTE COM ELA CONSEGUI INSTALÁ-LA PELO CUPS E COMPARTILHÁ-LA VIA KDE NA REDE

SEGUI OS PASSOS NORMALMENTE COMO FOI DITO NO POST PORÉM SÓ CONSEGUI COMPARTILHÁ-LA ESCOLHENDO A OPÇÃO "OUTRAS IMPRESSORAS" SE NÃO ME ENGANO ERA ESSE O NOME DA opção E AÍ AMIGOS FOI SÓ ALEGRIA.

Só que ainda não encontrei nenhum post sobre como compartilhá-la de um linux para um windows vista se alguém souber por gentilza manda um e-mail para mim ou deixa algum comentário aqui mesmo.

ABRAÇOS
TÉ MAIS E OBRIGADA PELA AJUDA
MEU CONTATO: ruthynhamor@hotmail.com

VOIP disse...

Meus amigos, um forte abraço! É muito bom saber que podemos contar com vcs. Vcs são ótimos! Quando é que vai sair a part2 de "instalar impressora no linux". Muito obrigado e um forte abraço.
Att, DJ Rodrigo VOIP - RJ

VOIP disse...

Quando é que vai sair a parte 2 de instalar impressora no linux educacional 3.0...
Forte abraço, valeu!

Tecnologia disse...

Oi
preciso do post que fala sobre a impressora em rede!!!
me ajude!?

Deus é fiel!!! disse...

gente, não consegui instalar a impressora hp deskjet f4480... não encontrei no linux o river necessário e nem consegui fazer download dele... o que faço?

Ana Paula disse...

Deu certo. Mas agora preciso intalar novamente e a opção impressora seria, paralela, local , usb não está disponível. O que houve?

Escola Walsin Nunes Garcia disse...

Olá, estou com o mesmo problema de muitos.
Não consigo instalar impressora Hp no Linux educacional 3.0.
Me ajudem!!!
Abraços!

Cecília.

linux 4.0 disse...

Ola pessoal! Estou aqui tentando instalar a impressora samsung 2851 em rede com o linux educacional 4.0 multiterminal pela rede wirelles agume pode me ajudar por favor.

linux 4.0 disse...

Ola pessoal? Estou com dificuldade para instalar a impressora samsung 2851 em rede com linux 4.0 multiterminal via wirelles por favor aguem tem algum tutorial?

Anderson Henrycke Henrycke disse...

alguem pode me ajudar comofaço para instalar uma impressora Laserjet M1132 no Linuxal educacion 2.0 ha dias tento e nada ajudemm!!!!!