segunda-feira, 22 de março de 2010

Como restaurar a sua Área de Trabalho



Oi Pessoal !!!

Este Tópico mostra como você pode criar um script para restaurar as configurações da Área de Trabalho dos usuários "aluno" e "professor", e manter sempre uma configuração padrão para o Desktop, evitando os transtornos criados por usuários que alteram as configurações do ambiente e complicam a vida de quem cuida dos laboratórios de informática.



Aqui no NTE de Roraima nós (técnicos) prestamos assistência técnica para os laboratórios de informática das escolas do Estado. Estes computadores são usados por muitas pessoas, em especial alunos e em sua maioria adolescentes que gostam de mudar a aparência da área de trabalho cada um ao seu modo, alterando papel de parede, posição das barras, cores do layout, temas do sistema, enfim, o que conseguirem. Muitas das reclamações que recebemos é justamente referente a essas mudanças que acaba muitas vezes atrapalhando o uso do computador por outros usuários, em especial iniciantes em informática, pois a confusão visual de um tema alterado pode complicar a vida de quem está começando agora.

Então procurei uma forma fácil de resolver este imbróglio e evitar que tivéssemos que realizar tantas visitas em uma mesma escola para restaurar as configurações de aparência dos computadores. Criei um script e coloquei até o papel de parede padrão do NTE de Roraima.


Este script deixa livre para que o professor ensine o aluno a editar as configurações do Desktop à vontade, e assim que a máquina é reiniciada os ambientes do aluno e do professor voltam ao estado original como estavam quando foi instalado o sistema no computador (uma beleza), com a "sacada" de não apagar os arquivos do usuário, ou seja, só muda a aparência mesmo. Então vamos ao que interessa.

Neste tutorial vou mostrar como montar o seu próprio "Restaura" utilizando o Linux Educacional 3.0. Como não entendo muito de programação, então criei uma forma de fazer este script manualmente. São vários passos que devem ser seguidos para que funcione corretamente.

1 - Instale o Linux Educacional 3.0 em um computador e crie as contas de usuário "aluno" e "professor" (clique aqui e veja como fazer isto).
2 - Ao criar uma conta de usuário é estabelecido o mesmo padrão de aparência para o Desktop de "aluno" e do "professor", faça o login do sistema como usuário aluno.
3 - Acesse o "Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário)", clicando no menu "Iniciar/Sistema/Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário)" e digite a senha do usuário aluno.
4 - Na barra de endereço digite "/home" e tecle enter para abrir a pasta /home. Você verá os diretórios /home/aluno e /home/professor.
5 - Abra o diretório /home/aluno e crie uma pasta chamada "restaura", é nela que vamos começar a montar as nossas configurações de restauração.
6 - Na pasta /home/aluno há uma pasta com o nome ".kde", é uma pasta oculta no sistema , e por isso tem um ponto ( . ) antes do nome “kde”, é nela onde ficam salvas as ultimas configurações e alterações realizadas no ambiente de trabalho do usuário aluno.
7 – Minimize a janela e faça as alterações na área de trabalho da forma como deseja que seja restaurada todas as vezes que o computador for reiniciado. O papel de parede deve ser copiado para a pasta “restaura” e depois aplicado no Desktop.
8 – Após realizadas as alterações, copie a pasta ".kde" para dentro da pasta "restaura" que você criou.
9 – Agora abra a pasta “restaura” e crie, dentro da pasta, um arquivo de texto simples com o nome restaura.sh. Abra este arquivo para editar o seu conteúdo. Este será o script que irá executar para restaurar a ambiente de trabalho dos usuário “aluno” e “professor”.
10 – Copie e cole o conteúdo abaixo no arquivo “restaura.sh” e salve o arquivo na pasta “restaura”:


#!/bin/bash

### Script de restauracao do ambiente de trabalho ################
### dos usuarios “aluno” e “professor” para Sistema Operacional ###
### Linux Educacional 3.0 Criado por Rafael Gregoratto ##########
### Tecnico de TI do NTE Roraima, rafaelgrego@gmail.com ######
### Este script pode ser alterado livremente desde ###############
### de que preserve o nome de seus idealizadores ###############

echo "* Criando restauração Ambiente de Trabalho do aluno e do professor"
chmod +x /home/restaura/restaura.sh
cp /home/restaura/restaura.sh /etc/init.d/
cd /etc/init.d/
update-rc.d restaura.sh defaults
cp -R /home/restaura/.kde /home/aluno/
cp -R /home/restaura/.kde /home/professor/
chmod -R 777 /home/aluno/.kde
chmod -R 777 /home/professor/.kde

### Fim do script de restauração

11 – Agora volte para a pasta “/home/aluno”, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta “restaura” e escolha “Compactar/Compactar como 'restaura.tar.gz' ”, caso queira escolher outro formato (zip, tar, rar) fique a vontade.

Pronto, seu restaura já está criado !!!

Agora vamos aos passos para a instalação nos computadores.

1 – Copie o arquivo “restaura.tar.gz” para uma pasta no computador onde irá instalar.
2 – Acesse o "Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário)", clicando no menu "Iniciar/Sistema/Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário)" e digite a senha do usuário aluno.
3 – Acesse a pasta onde está o arquivo “restaura.tar.gz” e extraia o arquivo para dentro da pasta “/home/”
4 – Na barra de endereço do Gerenciador de Arquivos (Modo Super Usuário), digite /home/restaura e tecle enter.
5 – Você verá o script “restaura.sh” (estará com um ícone preto). Clique uma vez sobre o arquivo e pronto, seu restaura já está instalado.

A cada vez que o computador for iniciado, ou reiniciado, os ambientes de trabalho dos usuários “aluno” e “professor” serão restaurados com a configuração que você definiu.

Caso queira pode baixar o restaura criado para ser usado no NTE Roraima clique no link de arquivos abaixo, ele também já resolve o problema do vídeo no VLC, ficar verde e travar a tela.

Clique para download do RESTAURA.ZIP

Grande Abraço a todos !!!

Rafael Gregoratto – Técnico de TI do NTE Roraima.

6 comentários:

drilukosoares disse...

toda vez que abrir o computador será apagados soa arquivos da aŕea de trabalho e serão mudado configurações?

Angelo disse...

É para o LE 2.0 pode ser usado o mesmo script ou tem q ser outro

Wagner Douglas disse...

Gostaria de saber como fazer o mesmo no ambiente gnome?

Antonio disse...

Esse tutorial serve para computadores fornecidos pelo proinfo

Dorgelo Matos disse...

Mto bom!!! Estou me tornando fã do blog de vcs.

Parabéns!!!

AETJ disse...

Olá, como sugestão para restaurar configurações de área de trabalho gostaria de indicar o Gelo-desktop, programa que criei para ajudar nos laboratórios, criei um deb para facilitar a instalação, segue link para msis detalhes.
http://aetjblog.blogspot.com.br/2012/10/gelo-desktop_10.html