quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dica como remover o RECYCLER e demais vírus de Pen Drive no Linux Educacional 3.0


Alguns vírus é bem fácil remover no Linux Educacional 3.0, ou em qualquer Linux Ubuntu, Mandriva, Kurumim etc. Ao plugar o Pen-drive, vai abrir aquela janelinha, de cara dá pra verificar que há arquivos que não tem nada haver com seus documentos como por exemplo (6PHX.COM, CMD.COM, POWER POINT.EXE, RECYCLER, RECLYCER32... etc), que estão armazenados em seu Pen-Drive, que com certeza são vírus, basta selecionar esses arquivos estranhos, SHIFT+DELETE, para remover.
Mas tem aquele famoso RECYCLER e o RECYCLER32 que a maioria dos anti-vírus não conseguem remover, aí vai a DICA para remover o RECYCLER e o RECYCLER32 no terminal.
- Como ROOT, acesse o Pen-Driver pelo terminal que está em /media; comando (cd media)> cd media > cd KINGSTON, Pen-Drive KINGTON é um exemplo.

- digite o comando: rm -rf recycler, depois repita com o RECYCLER32, se estiver infectado, Pronto!! ambos os recyclers foram removidos.

Obs: Essas dicas e o comando para remoção do RECYCLER e RECYCLER32 e demais vírus, serve para todas as distribuições LINUX.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

5 comentários:

Deisi disse...

ola pessoal...
a tecnica que eu uso pra remover esse tipo de virus é mais usual do que tecnica, já que pra entrar no modo root precisa ter senha de administrador e não costumamos passar essa senha pra usuarios. Nas propriedades da pasta recycler, entre na aba permissoes e em permissoes de acesso mude todos para 'Pode ver e Modificar o conteudo', marque a ultima opção da janela 'Aplicar mudanças...' e dê ok. Depois é so apertar SHIFT+Del que exclui de boa.
Essa opção damos pra quem não tem acesso a senha de root.
Obrigada!!

Rafael Grego disse...

Oi Pessoal !!!
Realmente esta forma de remover o RECYCLER é a solução para quem não tem acesso a senha de usuário root, mas não podemos esquecer que há resquicios de vírus como "autorun.ini" e "cmd.exe", que só são excluidos como usuario root, pois alguns dos arquivos de vírus não permitem que sejam alteradas as permissões de acesso.
Até mais.

Beija-Flor disse...

E aí Roberto, muito boa a sua explicação sobre remoção de vírus. Você só esqueceu de orientar como chegar ao root. Para pessoas leiga como eu fica dfícil. Jussara.

Sol Ricarte disse...

Olá pessoal!
Gostaria de saber se o PC com Linux pode ficar contaminado com o recycler. Pergunto isto porque usei um pendrive pela primeira vez num PC que só utiliza o Linux e o pendrive ficou contaminado, pois quando usei o pen drive pela segunda vez, lá estava o recycler. Como faço para remover o recycler do PC?

Carlos disse...

Caro Roberto Augusto, nunca vi tamanha ignorancia (no sentido exato da palavra) no assunto!
Leigos acreditam nessa sua insanidade (vide comentários), vá estudar, se informar, antes de escrever boçalidades como essa.
Não sou o dono da verdade, mas nessa resposta, aposto minha vida!!!
Até, Carlos, adm de sist. GNU-Linux.