terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Instalando Flash Player10 no Linux Educacional 3.0

Alguns vídeos que são aplicados no Linux Educacional 3.0, requer o Flash Player mais atualizado, o mais recente é o Flash Player10, na qual será mostrado aqui como proceder a atualização do seu Flash Player no seu Linux Educacional 3.0, aí vai o link para download do pacote no novo Flash Player 10.0.42.34 http://get.adobe.com/br/flashplayer/. Após o download desempacote completamente o arquivo baixado, após o arquivos descompactado, procure o arquivo chamado libflashplayer.so. Ápoś encontrar o arquivo no terminal como ROOT, acesse o diretório (pasta), pra onde o arquivo foi baixado e localize o arquivo libflashplayer.so digite o seguinte comando: cp libflashplayer.so /usr/lib/flashplugin-installer/, na verdade o comando está copiando somente o arquivo libflashplayer.so para /usr/lib/flashplugin-installer/. Pronto seu Flash Player do seu Linux Educacional 3.0 estará atualizado. Esse processo também pode ser aplicado no novo Ubuntu 9.10.

Obs: Para saber se a versão do Flash Player10 foi instalada, digite na Barra de Endereço do Mozilla Firefox o seguinte item: about:plugins

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Adicionando ClipArts no Linux Educacional 3.0

Podemos adicionar Clip-Arts no Linux Educacional 3.0, instalando esses Clip-Arts no BroOffice.org, aí vai o link para fazer o download dos Clip-Arts .
http://sourceforge.net/projects/ooop/files/Extension/. Para adicionar os Clips-Arts é bem simples, lá na Barra de Menus em FERRAMENTAS>GERENCIADOR DE EXTENSÃO, depois clique no botão ADICIONAR, logo em seguida abrirá a jenela para apontar onde o arquivo se encontra baixado da internet. Depois aceite o item a ser instalado, baixe toda a barra de rolagem do lado direito, avançe e conclua a instalação, depois pronto os Clip-Arts estaram instalados. Para verificar onde os Clip-Arts estão instalados, clique no botão GALERIA na Barra de Ferramentas do BrOffice.org. E mais um detalhe, os Clip-Arts ficarão instalados nos applicativos do BrOffice.org (Writer, Calc e Impress). Um pequeno detalhe os Clip-Arts podem ser instalados em todas as versões do BrOffice.org.

Obs: Escolha esse pacote para download (OOOP-accessories-2.6.0.2)

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Compartilhando unidade de CD e DVD no Linux Educacional 3.0


Antes de realizar esse compartilhamento, no KONSOLE como ROOT digite: apt-get update.
Para compartilhar uma unidade de CD ou DVD no Linux Educacional 3.0, sabemos que nos laboratórios de informática, apenas um PC vem com a unidade de DVD e as demais não tem a unidade de DVD, então vamos compartilhar essa unidade para que os demais computadores possam acessar a mídia que está na unidade, é muito simples e parecido com uma postagem anterior sobre compartilhamento de Arquivos e Diretórios. Primeiramente deve-se adicionar tres pacotes no ADEPT, são eles, NFS-COMMON, NFS-KERNEL-SERVER, e como proceder a instalação desses pacotes?, abra o Adicionar e Remover Programas (ADEPT), no campo onde tem BUSCA, digite apenas NFS, pois o adept irá filtrar e localizar todos os pacotes que contém NFS, na coluna da esquerda irá apareçer os pacotes que são necessários para o compartilhamento, dê um clique no pacote e abaixo irá apareçer um botão pedindo a solicitação para instalação, faça isso com os dois pacotes, e clique no botão Aplicar Mudanças, na barra de ferramentas da janela.
Agora vamos realizar o compartilhamento da unidade de DVD no Linux Educacional 3.0.
Obs: A unidade de DVD só pode ser compartilhada após a MÍDIA de DVD ser inserida dentro da unidade, ou seja, ela deve está montada em Mídia de Armazenamento!!!!!!!!.

Como por exemplo vamos pegar um CD de música, uma vez o CD montado dentro do Linux Educacional 3.0, vamos realizar o compartilhamento, abra o Konqueror, e vá no diretório /MEDIA, e procure cdrom0, dê um clique com o botão direito do mouse em cdrom0, e depois em PROPRIEDADES, depois na guia COMPARTILHAR, depois no botão CONFIGURAR O COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVO, em seguida digite a senha do ROOT.
Vai abrir uma janelinha de CONFIGURAR - MÓDULO DE CONTROLE DO KDE, marque a opção COMPARTILHAMENTO AVANÇADO, e mais abaixo ao lado direito clique no botão ADICIONAR, irá parecer uma pequena janela COMPARTILHAR PASTA, clique no botão onde tem um desenho de uma pasta azul, procure o diretório /MEDIA e depois em cdrom0, uma nova janela abrirá, marque as opções COMPARTILHAR COM NFS (LINUX/UNIX) e COMPARTILHAR COM SAMBA (MICROSOFT(R) WINDOWS (R)), depois confirme com OK.

Roberto Augusto - Técnico de Suporte - NTE/Roraima.