quarta-feira, 27 de maio de 2009

Como remover vírus do PEN-DRIVE utilizando o Terminal no Linux Educacional!!


Alguns vírus é bem fácil remover no Linux Educacional, ou em qualquer Linux Ubuntu, Mandriva, Kurumim etc. Ao plugar o Pen-drive, vai abrir aquela janelinha, de cara dá pra verificar que há arquivos que não tem nada haver com seus documentos que estão armazenados em seu Pen-Drive, que com certeza são vírus, basta selecionar esses arquivos estranhos, SHIFT+DELETE, para remover.
Mas tem aquele famoso RECYCLER que a maioria dos anti-vírus não conseguem remover, aí vai a DICA para remover o RECYCLER no terminal.
1º - Como ROOT, acesse o Pen-Driver pelo terminal que está em /media; comando (cd media)> cd media > cd KINGSTON, Pen-Drive KINGTONS é um exemplo.

2º - digite o comando: rm -rf recycler. Pronto!! o recycler foi removido.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Instalação - BrOffice.org 3.0.1 no Linux Educacional 3.0!!!



Bem pessoal aí vai o procedimento de instalação do BrOffice.org 3.0.1, no Linux Educacional 3.0, dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena.
Primeiro baixe o pacote de instalação (.deb) para Ubuntu http://www.broffice.org/download, abaixo siga as intruções de instalação.

1º - Desempacote o pacote baixado, como exemplo vamos colocar o pacote na área de trabalho (Desktop), clique com o botão direito em cima do pacote (extrair>extrair aqui);

2º - Acesse o TERMINAL (INICIAR>SISTEMA>TERMINAL) e faça o Login como ROOT; (para ter todos os privilégios de administração no LINUX), utilizando o comando "sudo su" e digite a senha do ROOT;

Obs: Todos os comandos no TERMINAL, somente é utilizado letras MINÚSCULAS.

3º - use o comando "ls" para identificar o diretório "Desktop" e faça o acesso a ele usando o comando "cd Desktop";

4º - use o comando "ls" mais uma vez para verificar todo o conteúdo que está presente no diretório "Desktop" e identifique o pacote que foi desempacotado chamado "OOO300_m15_native_packed-1_pt-BR.9379", ao identificar esse pacote acesse ele "cd OOO300_m15_native_packed-1_pt-BR.9379";

5º - use o comando "ls" novamente e identifique o diretório chamado "DEBS"; e acesse utilizando o comando "cd DEBS";

6º agora vamos para a instalação definitivamente, uma vez dentro desse diretório (DEBS), digite o comando para instalar todo o pacote do BrOffice.org 3.0.1, "dpkg -i *.deb";

Pronto!!!, Falta somente os menus, editar os ícones para iniciar o Whiter, Calc, Impress e outros, vamos lá!!!!!

8º - Clique com o botão direito do mouse no botão "INICIAR" do Linux Educacional 3.0, e clique na opção chamada "Edit Applications Menu";

9º - Vai abrir uma janela onde encontra-se todos os editores dos menus, e vamos editar os menus do BrOffice, clique no sinalzinho (+) em "Ferramentas de Produtividade";

10º - Vamos começar pelo menu do Whiter, clique na opção BrOffice.org Whiter em Ferramentas de Produtividade;

11º - Do seu lado direito da janela alguns campos ficaram abertos para vc editar, ok vamos começar!!

12º - No campo NOME coloque: BrOffice.org Whiter

13º - Embaixo em COMANDO vc vai editar da seguinte maneira:
no final desse campo tem um botão com desenho de uma pastinha azul, clique nesse botão, e navegue nos diretórios>> /OPT/BROFFICE.ORG3/PROGRAM/SWHITER assim deverá aplicar também para o CALC (SCALC), IMPRESS (SIMPRESS) e demais aplicativos do BrOffice.org 3.0;

14º - Falta somente agora editar os ícones dos aplicativos, para alterá-lo basta clicar em um botão bem grande acima da pastinha azul que foi editado os comandos, ao clicar nesse botão, vai apareçer uma janelinha para colocar os ícones, role a barra de rolagem para baixo que lá tem os ícones dos aplicativos do BrOffice.org 3.0.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Xorg travou, preciso reiniciar o PC?









Não precisa reiniciar o PC, basta pressionar ctrl+alt+backspace para reiniciar apenas o X.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

Canonical pede que Linux Islâmico mude nome


Uma distribuição Linux desenhada especialmente para usuários muçulmanos vai mudar de nome para evitar conflitos judiciais em torno de marcas e patentes.

Desde o início desta semana, os criadores da distribuição Ubuntu ME (Muslin Edition) apresentam seu programa como Sabily, nome que faz referência a verso do Alcorão.

De acordo com os programadores do ex-Ubuntu ME, a modificação atende a um pedido da Canonical, que explora a marca Ubuntu. Diz o grupo que a desenvolvedora sul-africana considerou que o nome “Ubuntu ME” causa confusão com outras distribuições Ubuntu e desrespeita a política de marcas da Canonical.

O grupo muçulmano já acatou a decisão. Entre as características peculiares do Salily está o uso das cores verdes do Islã no sistema, o suporte ao idioma árabe e aplicativos que permitem criar cronogramas online para cumprir o compromisso de rezar cinco vezes ao dia.

fonte OLinux!!

Roberto Augusto - Téc. de Suporte NTE - Roraima


quarta-feira, 20 de maio de 2009

1º Encontro Nacional - PROINFO E TV ESCOLA



Realizado em Brasília o 1º Encontro Nacional Proinfo e TV Escola, contou com presença de Coordenadores, Professores e Técnicos dos NTEs de todo Brasil e demais convidados.

Equipe Técnica do NTE - Roraima.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Reinstalar o Grub com o Linux Educacional 3.0


Geralmente quando queremos um dual boot em um computador (ruWindows e Linux) primeiro temos que instalar o sistema da Microsoft e depois o Linux, caso seja jeito o contrário, primeiro Linux e depois ruWindows, não conseguimos mais iniciar o Linux porque os Sistemas da Microsoft não reconhecem Sistemas Linux, BSD, MAC, Solaris, etc, já instalados no computador. Para que possamos novamente iniciar outros sistemas que não da Microsoft temos que instalar outro gerenciador de carregamento, neste caso o GRUB.
Este artigo é um tutorial que ensina a reinstalar o GRUB após a instalação do ruWindows em um computador que já tenha Linux Instalado. Realizei o procedimento com o Linux Educacional 3.0 depois de ter que reinstalar o ruWindows, em um computador de um Laboratório do Proinfo de Roraima, o GRUB é sobrescrito por "alguma coisa" que realiza o procedimento de carregamento do Sistema Operacional da Microsoft e que não reconhece outros Sistemas como o Linux.
Para resolver isso e voltar a utilizar o Linux no computador sem a necessidade de reinstalá-lo, temos então que instalar o GRUB novamente na MBR (Master Boot Recorder), que é uma área do Disco Rígido destinada a armazenar informações sobre a estrutura organizacional do disco, ou seja, meu disco tem "x" partições e na partição "A" temos ruWindows e na "B" Linux Educacional, e para isso é só seguir os passos abaixo.

1 - Ligue o computador e ensira o CD do Linux Educacional 3.0. Dê o boot pelo LiveCD e carregue até chegar na interface gráfica.

2 - Na interface gráfica abra um terminal/console e digite conforme a seguir

# sudo grub

3 - O GRUB inicia um nini console para manutenção, continuando então, digite

grub> find /boot/grub/stage1

4 - Deverá aparecer uma resposta como "root (hd0,x)", onde "x" é a partição indicada pelo sistema, então digite

grub> root (hd0,x) "conforme apareceu na resposta ao comando anterior"

5 - Depois para instalar o GRUB na MBR digite

grub> setup (hd0)

6 - Por fim para sair do mini console do GRUB digite

grub> quit

7 - Agora é só reiniciar o computador, retirar o cd e verificar se o GRUB está realmente instalado e funcionando.

# reboot

Não esquecendo que este procedimento não faz com que o GRUB configure no menu de inicialização a opção de iniciar o ruWindows. Esta configuração deverá ser feita manualmente após iniciar o Linux editando o arquivo "menu.lst" que está em "# /boot/grub".

Até mais....

Rafael Gregoratto
Tecnico de TI do NTE/Proinfo - Roraima

Empresas brasileiras são exemplo em software livre.










Percentual de empresas que utilizam código aberto no Brasil supera em mais de duas vezes a média mundial. As empresas brasileiras têm um índice de adoção de software aberto em sua infraestrutura de TI muito maior do que a média mundial. Entre as grandes corporações, a relação de companhias que utilizam algum tipo de software livre chega a 61%.

Equipe Técnica do NTE/Roraima.

Fedora 11 Preview disponível para download








O Projeto Fedora disponibilizou para download a versão Preview do Fedora 11 - Leonidas, disponível em LiveCDs, CDs de Instalacão e DVD.

Torrents: http://torrent.fedoraproject.org/

Roberto Augusto - Téc. Suporte - NTE/Roraima.

i-Educar - As Prefeituras contribuem com o projeto.









O i-Educar foi disponibilizado no Portal do Software Público pela Prefeitura de Itajaí em Novembro de 2008, durante a V Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware, sendo o primeiro software específico do programa de apoio tecnológico aos municípios brasileiros - 4CMBr.
http://www.softwarepublico.gov.br

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

Portal do Software Público Brasileiro









O Portal do Software Público Brasileiro é destinado para definir a política de uso e desenvolvimento de software no Brasil, confira!!!!.

http://www.softwarepublico.gov.br

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

FreeBSD 7.2 Lançado!!









Agora é a vez do FreeBSD lançar sua nova versão. O FreeBSD 7.2 traz novidades, sendo algumas destacadas a seguir.

* suporte a uso completamente transparente de superpages para memória de aplicação
* suporte para múltiplos endereços IPv4 e IPv6 para jails
* csup(1) agora suporta CVSMode para baixar um repositório CVS completo
* Gnome atualizado para versão 2.26 e KDE para versão 4.2.2
* sparc64 agora suporta processadores UltraSparc-III

http://torrents.freebsd.org:8080/

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

Novo OpenOffice.org 3.1 disponível para download.







Já está disponível para download o OpenOffice.org 3.1 em diferentes idiomas (dinamarquês, inglês, francês, alemão e português(br) europeu) e vários sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux e MacOS X.
http://download.openoffice.org/other.html

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mandriva Conectiva 2009/Gnome e KDE - TESTAMOS!!




Foi lançado recentemente as versões finais do Mandriva Conectiva 2009, entre as novidades, está a entrada oficial do KDE 4, mais especificamente na versão 4.1.2, como ambiente desktop padrão; de acordo com a Mandriva, a inclusão do KDE 4 marca uma ‘revolução’ na experiência do usuário. Em outras novidades, estão o GNOME 2.24, OpenOffice 3.0 e o Mozilla Firefox 3, além do kernel agora na versão 2.6.27. No Mandriva Control Center, e no Mandriva Installer, foram efetuados re-desenhos na interface além de correções.

A versão 2009 traz também ainda mais reforçado um ponto forte do Mandriva: o suporta a hardware. Além de suportar os sistemas convencionais, a empresa afirma que agora o sistema possui excelente compatibilidade com uma variedade de netbooks, incluindo todos os Asus Eee PC, Acer Aspire One, MSI Wind e outros.

Vale lembrar que a versão em CD, que traz menos recursos, já vem com codecs, drivers e plugins proprietários, enquanto a versão DVD é mais completa, contudo, traz somente softwares livres.”

Aqui o Link de opções para download das imagens ISO, KDE e GNOME, basta escolher:
http://www.mandriva.com/en/download/free

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.

Big Linux 4.2







Aí pessoal, encontra-se disponível pra download www.biglinux.com.br, o BigLinux, é uma distribuição linux, com interfaçe gráfica KDE 3.5.10, e que vem junto a suíte de escritório OpenOffice.org 3.0, Amsn, jogos, emuladores etc. Vale a pena conferir!!!.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/Roraima.