sexta-feira, 8 de maio de 2009

Reinstalar o Grub com o Linux Educacional 3.0


Geralmente quando queremos um dual boot em um computador (ruWindows e Linux) primeiro temos que instalar o sistema da Microsoft e depois o Linux, caso seja jeito o contrário, primeiro Linux e depois ruWindows, não conseguimos mais iniciar o Linux porque os Sistemas da Microsoft não reconhecem Sistemas Linux, BSD, MAC, Solaris, etc, já instalados no computador. Para que possamos novamente iniciar outros sistemas que não da Microsoft temos que instalar outro gerenciador de carregamento, neste caso o GRUB.
Este artigo é um tutorial que ensina a reinstalar o GRUB após a instalação do ruWindows em um computador que já tenha Linux Instalado. Realizei o procedimento com o Linux Educacional 3.0 depois de ter que reinstalar o ruWindows, em um computador de um Laboratório do Proinfo de Roraima, o GRUB é sobrescrito por "alguma coisa" que realiza o procedimento de carregamento do Sistema Operacional da Microsoft e que não reconhece outros Sistemas como o Linux.
Para resolver isso e voltar a utilizar o Linux no computador sem a necessidade de reinstalá-lo, temos então que instalar o GRUB novamente na MBR (Master Boot Recorder), que é uma área do Disco Rígido destinada a armazenar informações sobre a estrutura organizacional do disco, ou seja, meu disco tem "x" partições e na partição "A" temos ruWindows e na "B" Linux Educacional, e para isso é só seguir os passos abaixo.

1 - Ligue o computador e ensira o CD do Linux Educacional 3.0. Dê o boot pelo LiveCD e carregue até chegar na interface gráfica.

2 - Na interface gráfica abra um terminal/console e digite conforme a seguir

# sudo grub

3 - O GRUB inicia um nini console para manutenção, continuando então, digite

grub> find /boot/grub/stage1

4 - Deverá aparecer uma resposta como "root (hd0,x)", onde "x" é a partição indicada pelo sistema, então digite

grub> root (hd0,x) "conforme apareceu na resposta ao comando anterior"

5 - Depois para instalar o GRUB na MBR digite

grub> setup (hd0)

6 - Por fim para sair do mini console do GRUB digite

grub> quit

7 - Agora é só reiniciar o computador, retirar o cd e verificar se o GRUB está realmente instalado e funcionando.

# reboot

Não esquecendo que este procedimento não faz com que o GRUB configure no menu de inicialização a opção de iniciar o ruWindows. Esta configuração deverá ser feita manualmente após iniciar o Linux editando o arquivo "menu.lst" que está em "# /boot/grub".

Até mais....

Rafael Gregoratto
Tecnico de TI do NTE/Proinfo - Roraima

4 comentários:

Igor disse...

Olá, Rafael. Consegui reinstalar o GRUB, mas o Windows não carrega, e aparece a seguinte mensagem: "Error 12. Invalid device requested.

Fui à pasta "/boot/grub" e abri o arquivo "menu.lst" para editá-lo, mas acho que não sei fazer tal coisa. Como devo proceder?
Obrigado.

Caio Machado disse...

Cara muito obrigado! Você quebrou meu galho de uma maneira enorme! Ainda sou leigo com essas plataformas Linux e fico muito feliz em saber que os usuários sejam tão amigáveis e prestativos, diferentemente dos usuários do Windows! Mais uma vez fico bastante grato!

Eduardo Marques disse...

Sow de bola,

Tá de parabens, ajudou bastante,

obrigado,


att,

Eduardo Marques disse...

Sow de bola,

Tá de parabens, ajudou bastante,

obrigado,


att,