sexta-feira, 31 de outubro de 2008

>> Ubuntu 8.10 <<



Canonical libera o download do Ubuntu 8.10, de codinome Intrepid Ibex, ou “bode intrépido”.

Quem baixou a versão RC1 (release candidate 1) já teve a oportunidade de ver na área de trabalho o desenho de um bode estilizado. Esta nova versão mantém o já tradicional ciclo de desenvolvimento de seis meses. O conteúdo também anda seguindo o mesmo estilo. Novas versões dos pacotes e poucas mudanças no visual.

Encontrei, no gerenciador de conexões, novas abas para rede cabeada, conexão wireless, mobile broadband (rede celular), VPN e DSL. No mobile broadband, ao clicar em Add e selecionar Brasil como país, aparecem os provedores de acesso móvel: Claro, Oi, Oi(WAP), TIM e Velox. Ao selecionar um provedor, surgem o número de discagem, usuário, senha e o APN (domínio). Na aba IPV4 aparecem os IPs de DNS utilizados por estes provedores. Antes, essa configuração era feita via kppp ou outro utilitário de conexão, e os parâmetros tinham que ser definidos um a um.

Alguns aplicativos que usei:

System Monitor - A aplicação mostra mais informações, incluindo gráficos do consumo de CPU, memória física e virtual, além do histórico de uso da rede. Apesar de não ser uma grande novidade, gosto muito de acompanhar como está o consumo dos recursos.

Brasero 0.8.2 - Utilitário muito prático para gravar CDs e DVDs ou criar imagens.

OpenOffice 2.4 - O pacote de escritório poderia ter sido atualizado para a versão 3.0.0, que foi lançada oficialmente no dia 13 deste mês (creio que ficou muito em cima).

Seahorse 2.24.1 - Gerenciador de senhas e chaves de criptografia.

Rhythmbox 0.11.6 – Com esse programa, dá para tocar umas músicas bacanas, porque ninguém é de ferro. Também é possível ouvir a last.fm.

Firefox 3.0.3 – Versão mais nova (não computando o 3.1 beta). Aprovada.

Tentei também instalar o ccsm, um aplicativo para controlar os efeitos do desktop. Sem alterar os repositórios de aplicativos, achei o simple-ccsm (Simple CompizConfig Settings Manager) . Instalei via apt-get. Trata-se de uma versão simplificada. Com dois cliques, o desktop virou um cubo 3D. Fica a dica para quem achava o ccsm chato.

(Fonte: http://info.abril.com.br/blog/zonalivre/20081029_listar.shtml?124013)

Link para Download: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download


Abraços a todos.
Fiquem com Deus (João 3:16)

Paulo Oliva - Téc. de Suporte do NTE/RR

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

<- BrOffice.org 3.0.0 -> JÁ DISPONÍVEL!!!

Após três anos de contínuas melhorias, o BrOffice.org chega ao marco 3.0, com uma série de novos recursos, incluindo suporte nativo para os usuários de Mac OS X.

Link para download do BrOffice - PARA LINUX: http://www.broffice.org/download


Link para download do BrOffice PARA OUTROS SISTEMAS: http://www.broffice.org/download_avancado


(Fonte: http://www.broffice.org/broo_300)

Paulo Oliva (Téc. do NTE-RR.)