quarta-feira, 11 de junho de 2008

Teclas de Emergência!!



Quem é que já não passou por um travamento do sistema causado por mal funcionamento ou falhas de hardware ou por qualquer outro motivo no Linux? Se vc nunca passou por isso, parabens !!!!

Aqui vai umas dicas de teclas de emergência para desligar ou reiniciar o sistema com segurança

Desligando o computador

A primeira combinação de emergência é usada para sincronizar os discos e desligar o computador instantaneamente evitando problemas nos sistemas de arquivos. Ela é ideal para quem precisa desligar o computador rapidamente sem danificar seus sistemas de arquivos, ou quando a máquina trava e por qualquer motivo não permite um desligamento natural através do init.

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois O.

Reiniciando o computador

Assim como o Ctrl+Alt+Del do MS-DOS o kernel do Linux também possui uma chamada de emergência que permite reiniciar a máquina, com a vantagem de sincronizar os discos evitando danos no sistema de arquivos. Veja como fazer:

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois B.

Sincronizando os discos

Se você acha que a força vai cair e precisa trabalhar até a ultima hora mas tem medo de danificar seu sistema de arquivo, poderá sincronizar seus discos de tempos em tempos.

Para sincronizar discos em caso de emergência:

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois S.

Segurança

Se por algum motivo algo está ameaçando a segurança do seu sistema, como a execução acidental de um script malicioso como root ou de programa desconhecido, poderá colocar os discos como somente leitura e evitar danos mais sérios.

Mantendo ALT pressionado, tecle Print Screen e depois U.

Roberto Augusto - Téc. de Suporte - NTE/RR

Um comentário:

Liceana Rodrigues disse...

Meninos, muito bacana a iniciativa de vocês, de criar um Blog voltado para o Linux Educacional. Até porque, a documentação dele é pouca. Parabéns pelo projeto. Sabem informar se o Linux Educacional tem versão amd64? Não tô achando nada que me dê uma luz, na web.

Abraços, parabéns mesmo pela idéia.