sexta-feira, 6 de junho de 2008

Instalando o Linux Educacional

Neste Tutorial vamos aprender como instalar o Sistema Operacional Linux Educacional com ênfase na configuração do particionamento e na opção de usar o Linux juntamente com o Windows ou outros sistemas operacionais.

Para instalar o Linux Educacional primeiramente você deve obter o CD com a
distribuição, e seguir o passo a passo descrito aqui.


1 – Ligue o computador e coloque o CD do Linux Educacional dentro da unidade de CD/DVD;

2 – Reinicie o computador com o CD dentro da unidade e entre no SETUP (BIOS) para configurar o que chamamos de sequência de inicialização (caso você já tenha configurado passe ao item 5) que deve estar escrito como "BOOT SEQUENCE" ou "BOOT OPTIONS";


3 – Configure a sequência de BOOT de modo que o computador leia primeiramente o CD_ROM;

4 – Salve a configuração e reinicie o computador;

5 – O computador irá ler o CD e carregar a instalação do Linux Educacional automaticamente;

Agora começam as configurações do sistema e da instalação.

6 – Primeiro escolha a linguagem e o país que o Programa de Instalação do Sistema (de preferência Português do Brasil e Brasil) irá usar;


7 – Depois o tipo de teclado que está usando. Se estiver usando teclado com “ç” então a opção é “Português
Brasileiro ABNT2” (outros tipos de teclado como os que não têm “ç” e os que não têm acentos não são ABNT2 e deve ser escolhida a opção correspondente);

8 – A instalação detecta automaticamente os componentes do computador (como Placas de som, vídeo e rede), e passa para configuração e rede;


9 – Na configuração de rede escolha “Não
configurar a rede agora” (caso você saiba a configuração da rede pode configurar, porém eu não aconselho a fazer neste momento);

10 – A instalação pede para que seja colocado o “Nome do Computador” que será usado para identifica-lo na rede (coloque o nome de sua preferência ou apenas passe a diante);

11 – O computador identifica os discos (HD) existentes na máquina e abre as opções de particionamento;

12 – Escolha a opção “Manual” (neste caso vamos configurar a instalação com 'Dual Boot', mais de um Sistema no computador);

Atenção: caso você queira instalar o Linux Educacional juntamente com o Windows deve tomar alguns CUIDADOS e PRECAUÇÕES;

  • Salve todos os arquivos importantes (os que você não pode perder) em CD/DVD ou PenDrive;

  • Caso tenha Windows instalado no computador, verifique se há uma partição livre no disco, caso não haja terá que criar uma partição ou reinstalar o Windows deixando uma partição de no mínimo 6 GB livre para instalar o Linux Educacional.

  • Caso queira instalar o Linux Educacional e o Windows, deve instalar o Windows primeiro.

13 – Selecione a partição livre ( “Espaço Livre” ) e escolha a opção “Criar uma Nova Partição” com o tamanho mínimo de 512 MB e escolha o “Tipo de Partição” como “Primária” localizada no “Início” do disco.

Agora temos que configurar a partição criada. Primeiro vamos criar a área de troca ou Swap.

14 – Escolha a opção “Usar como” e selecione como será usada esta partição, que no caso será “Área de Troca” a nossa “SWAP”, e depois “Finalizar a configuração
da Partição”
;

Agora vamos criar a partição onde será instalado o sistema, os passos são quase iguais ao 13, a diferença é no tamanho da partição.

15 - Selecione a partição livre ( “Espaço Livre” ) e escolha a opção “Criar uma Nova Partição” com o tamanho máximo mostrado, ou se quiser criar várias partições escolha o tamanho desejado (aconselho um tamanho mínimo de 5 GB para a partição do Sistema), e caso seja pedido escolha o “Tipo de Partição” como “Primária” localizada no “Início” do disco.

Nesta partição teremos que realizar mais configurações pois ela será a partição principal do sistema. Geralmente é configurada automaticamente mais como tudo pode acontecer vou mostrar como deve ser configurada corretamente.

16 – Vamos configurar o sistema de arquivos que será usado pelo Linux Educacional. Selecione “Usar como” e escolha “Sistema de arquivos journaling ext3”. Selecione “Ponto de montagem” e escolha a opção “ / - o sistema de arquivos raiz”. Depois selecione “Finalizar a configuração da partição”. Pronto você já fez a parte mais difícil da instalação.

Atenção: caso você tenha criado mais de uma partição é extremamente importante que uma das partições seja escolhida como “ / - o sistema de arquivos raiz”, pois é onde será instalado o sistema. As outras partições podem ser configuradas em “Ponto de montagem” como “ /boot”, “ /home”, “ /usr” e etc... de acordo com a sua necessidade. Se escolher não montar ou não não fizer nenhuma escolha possivelmente o Linux não utilizará a partição e também não a reconhecerá.

17 – Agora escolha “Finalizar o particionamento e gravar as mudanças no disco”,
diga
“sim” na mensagem de confirmação das configurações efetuadas e aguarde até que a
instalação seja concluída.

18 – O instalador inicia a cópia dos arquivos e realiza as configurações necessárias. Ao final da instalação será questionado sobre onde deseja instalar o “Controlador de inicialização”. Escolha “sim” para instalar na “MBR”, o CD será ejetado e surge a mensagem de término da instalação. Confirme a mensagem. O computador será reiniciado e seu sistema Linux Educacional 2.0 está instalado completamente.

Para os que instalaram o Linux Educacional juntamente com outro Sistema Operacional como exemplo o Windows, devem estar se perguntando como fazer para iniciar o outro Sistema. O Linux Educacional 2.0 vem configurado para que seja instalado sozinho no computador, mais pode ser usado em conjunto com vários Sistemas graças ao Gerenciador de Boot GRUB que pode ser configurado.

Vamos então a estas configurações:


1– Com o Sistema Linux Educacional instalado, ligue o computador e deixe que o Sistema inicie completamente, faça o login com a
senha de usuário, caso seja necessário.

2 – Acesse o menu “Iniciar / Configurações”, escolha “Gerenciador de Arquivos (Modo Super-Usuário)” e forneça a senha de Super-Usuário (root). Então se abre uma janela do Gerenciador de Arquivos Konqueror.

3 – Acesse o diretório “ /boot/grub” e abra o arquivo “menu.lst”. Atenção: este é o arquivo que configura a inicialização dos sistemas instalados no computador, portanto não faça alterações em lugares que não forem indicados neste tutorial ou que você não saiba com total segurança e certeza o que está fazendo.

4 – O arquivo será aberto em um editor de texto simples (normalmente o Kedit). Abaixo está descrito e explicado cada passo relevante a ser feito nesta configuração.

A – “timeout sec” Aumentando o tempo para escolha do Sistema a ser usado antes da Escolha Automática do gerenciador de boot.

Procure a linha onde está escrito “timeout 2”, altere o número “2” para “10”. Assim você terá 10 segundos para escolher qual sistema será iniciado.

B - “Hiddenmenu” Exibindo o menu de Sistemas Operacionais instalados.

Procure a linha onde está escrito “hiddenmenu” e faça um comentário nesta linha (para comentar esta linha basta colocar uma serquilha “#” antes da palavra “hiddenmenu”.

C - “default num” Escolhendo o sistema padrão a ser inicializado automaticamente pela gerenciador de boot.

Procure a linha
“default 0 e altere o número“ 0 ” pelo número do Sistema que desejar ser iniciado automaticamente pelo gerenciador de boot.

No Linux Educacional o Gerenciador de Boot Grub vem configurado para iniciar a primeira opção da lista de sistemas instalados. A lista segue sempre da seguinte maneira:

Sistema 0

Linux Educacional 2.0


Sistema 1

Linux Educacional 2.0 (single-user mode)


Sistema 2 – é apenas uma mensagem

Outros Sistemas Operacionais (Other Operations Systens)

Sistema 3

Primeiro Sistema Operacional (ex: Windows)

Sistema 4

Segundo Sistema Operacional (ex: Ubuntu)

E assim por diante....

D – Após realizadas as configurações salve o arquivo “menu.lst” escolhendo a opção “salvar” no menu “Arquivo/Salvar” ou no botão de “Salvar”, feche todas as janelas abertas e reinicie o computador para verificar as configurações realizadas.

Caso queira somente instalar o Linux Educacional como sistema operacional único no computador, pode seguir as instruções neste tutorial em arquivo PDF disponibilizado no link abaixo:

Link: http://www.webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/Instalar_Linux_Educaional_2.0.pdf


Em caso de dúvidas não faça alterações ou continue qualquer operação, e procure se informar mais.

Abraço a todos !!!

Rafael Gregoratto - Técnico NTE Roraima

3 comentários:

Erico Costa disse...

Rafael, bom dia, sou professor de tecnologia no Piaui, estou lhe informando que utilizei parte do seu post em forum.professordeteconologia.pro.br

Everton disse...

Olá Rafael, gostaria de saber se esses procedimentos também podem ser utilizados para a versão 4.0. Abraço!

Jaerton Carvalho de Sousa Júnior disse...

Muito obrigado pelo tutorial!!! Valeu, me salvou aqui! :D

Em resposta ao que o colega perguntou ("Se pode ser usado com o LE4"): sim! Usei esse tutorial para instalar o LE5, com o detalhe de que escolhi ext4!