quinta-feira, 5 de junho de 2008

Curiosidades sobre nova geração Curiosidades sobre nova geração de Processadores

Curiosidades sobre nova geração
de Processadores

PROCESSADOR INTEL

EDB (Execute Disable Bit)

Recurso que protege o sistema de certos tipos de ataques por vírus e invasores

EIST (Enchanced Intel® SpeedStep®)

____Tecnologia que permite ao processador reduzir a própria velocidade quando estiver sendo menos exigido, reduzindo com isso o consumo de energia e a dissipação de calo.

EM64T (Extended Memory 64 Technology)

Tecnologia que capacita o processador a executar sistemas operacionais

O que é Microarquitetura Intel NetBurst?

R: Um pipeline mais largo que permite que as instruções do processador sejam enfileiradas e executadas com maior agilidade. Este sistema proporciona espaço para ganhos adicionais na freqüência e desempenho.

O que é Dual-Core?

R: O processador "dual core" pode executar diversas tarefas simultâneas. Enquanto os processadores de um núcleo conseguem realizar apenas uma tarefa por vez, os chips de dois núcleos têm a capacidade de dividi-las, aumentando a performance geral do sistema.

____Os softwares funcionam através de threads enviados ao processador que contém as instruções que deverão ser executadas, cada processador pode executar um thread por vez, portanto dois processadores podem executar dois threads de uma só vez. A capacidade de enviar múltiplos threads ao processador é chamada de “Multi-Threading”.

____A arquitetura Dual Core adicionou ao processador o dobro de unidades de execução, teoricamente os processadores Dual Core podem executar o dobro de instruções no mesmo ciclo de clock em relação aos processadores Single Core.

O que é Intel Virtualization Technology?

R: A virtualização é uma técnica utilizada para que os recursos computacionais possam ser abstraídos e movidos dinamicamente, com tecnologias como a VMotion da VMware, podendo ser alocados em múltiplos ambientes de diferentes sistemas operacionais, permitindo que uma plataforma funcione como múltiplas plataformas "virtuais".

____A virtualização permite que a plataforma rode com múltiplos sistemas operacionais ou com aplicações em diferentes partições ou "containers", que podem ser configurados para atender a necessidades específicas como gerenciamento de tecnologia e proteção dos investimentos em rede.

____Com o suporte para a virtualização, as empresas podem manter total controle sobre uma parte do PC, seja para serviços de segurança ou para gerenciamento, sem interromper a utilização por usuários finais ou permitir que eles acessem aplicações críticas. As empresas também podem se proteger melhor de vírus e códigos nocivos ao filtrar o tráfego na rede por uma partição tecnológica separada, antes que ela chegue ao usuário.

O que é Arquitetura?

____Núcleo básico de um microprocessador, que pode incluir tecnologia de processo de fabricação e outras características.

O que é Cachê?

____É uma área de armazenamento temporário de da
dos acessados com freqüência ou recém acessados. O armazenamento de determinados dados no cachê acelera a operação do computador. O tamanho do cachê é medido em megabytes (MB) ou quilobytes (KB).

O que é Velocidade do Clock?

____Velocidade do clock interno do processador, que determina a rapidez com que os dados podem ser processados. A velocidade do clock normalmente é medida em gigahertz (GHz).

O que é FSB?

____O barramento FSB é o caminho de conexão entre o processador e outros componentes-chave, como memória. A velocidade do barramento FSB é medida em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz).

PROCESSADOR AMD

_________________________
O que tecnologia HyperTransport™?

R: O Athlon 64 possui dois barramentos externos. Um para o acesso à memória RAM e outro para acesso ao chipset. Este segundo barramento é chamado HyperTransport. Esta arquitetura é melhor, já que nos demais processadores só há um barramento externo, que é usado para comunicar-se com o chipset (circuito ponte norte), que fica responsável por comunicar-se tanto com a memória RAM quanto com os demais circuitos do micro. O Athlon 64 pode comunicar-se com a memória e com os demais circuitos do micro ao mesmo tempo.

____Como ele tem um caminho separado para a transmissão e outro para a recepção de dados. Na arquitetura tradicional usada pelos outros processadores, aonde é utilizado um único caminho, tanto para a transmissão quanto para a recepção de dados. Em teoria, o Athlon 64 pode transmitir e receber dados ao mesmo tempo para o chipset.

O que é Proteção Avançada contra Vírus?

R: Todos os processadores AMD64, inclusive o AMD Athlon™ 64 FX, o AMD Athlon 64 e o mobile AMD Athlon 64, têm suporte para a Proteção Avançada contra Vírus. Após o lançamento do Windows XP SP2, você poderá utilizar essa tecnologia de segurança. Ao fornecer um nível extra de segurança na própria plataforma, a AMD facilita a adoção desse recurso no futuro, com tecnologia para proporcionar proteção adicional para os aplicativos de hoje e amanhã e total tranqüilidade no uso da computação.

____Com o poder da tecnologia AMD64, seu computador conta com segurança integrada. A combinação da tecnologia AMD64 com o futuro

____Microsoft® Windows® XP Service Pack 2 (SP2) pode ajudar seu sistema a resistir melhor a ataques de determinados tipos de vírus, permitindo que você utilize o e-mail e navegue pela Internet com mais segurança, além de contar com maior proteção para a rede e a memória.

____• Impedir a disseminação de determinados vírus que são propagados por aplicativos de e-mail e mensagens instantâneas.
____• Navegar na Internet com confiança, sabendo que você pode contar com um nível extra de proteção contra o download de alguns programas mal-intencionados.
____• Melhorar a integridade da sua rede doméstica e empresarial.

O que é um controlador de memória?

R: Nos processadores Athlon 64 o controlador de memória está embutido no próprio processador e, portanto, aceitar ou não o DDR Dual Channel não depende do chipset da placa-mãe, mas sim do processador em si. Tendo este recurso, a taxa de transferência máxima teórica com a memória dobra de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s, se forem usadas memórias DDR400/PC3200.

Fonte: http://www.miracula.com.br

Rafael Gregoratto
Técnico do NTE Roraima

Nenhum comentário: